8ª Oficina de Autocuidado no Envelhecimento: Testamento Vital, Reflexões e Decisões

A gerontóloga Elca Rubinstein expos o que é e porque decidiu fazer seu “Testamento Vital”.

Foi economista senior no Banco Mundial em Washington, conheceu o documento nos EUA, onde ele é obrigatório.

O tema despertou grande interesse nos participantes da 8ª Oficina de Autocuidado no Envelhecimento.

Muita gente não quer pensar em assuntos como a finitude da vida ou prefere deixar as decisões para quando as questões se apresentarem.

Com mais de 70 anos, Elca fez diferente. Decidiu que não quer viver sem dignidade em caso de problemas de saúde e para que seu desejo seja respeitado, mesmo se não estiver em condições de expressá-lo, optou por fazer um Testamento Vital, que registrou em cartório.

A legislação brasileira permite a qualquer pessoa deixar por escrito as diretrizes sobre seus últimos momentos de vida. “Não quero ir para uma UTI se isso for apenas uma etapa a prolongar meu caminho para a morte”, explicou, “mas, não me oponho se a UTI for necessária a minha recuperação, se, por exemplo, eu sofrer um acidente”.

Foram muitas horas de reflexão, conversas com seus filhos, médicos e advogados para a redação do documento.

O lado pitoresco é que Elca guarda seu Testamento Vital no congelador. “Na hora H não dá para sair revirando a casa. Meus filhos e meu procurador sabem que está dentro de um plástico, no congelador”, contou. Em depoimento à Revista Nova, em 2015 ela conta muitos detalhes.

Da plateia, Stefan Lippmann informou que seu filho o advogado Ernesto Lippmann é autor do livro “Testamento Vital – Direito à dignidade”.

Na primeira parte da 8ª Oficina, a psicóloga e gerontóloga Raquel Dimenstein levou todos a refletir sobre diversas questões com a Dinâmica “O que você faria?”. Cada um recebeu um questionário com temas importantes, através de perguntas como: Do que você tem mais medo? Se pudesse viajar no tempo, para onde iria e porque? Como você quer ser lembrado? E em dupla debateram os assuntos como uma introdução à temática subsequente da programação.

Ao final, uma mesa farta e saborosa esperava a todos.

Leia mais sobre Testamento Vital em:  www.portaldoenvelhecimento.com


Confira o vídeo

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …