1938 – 84 anos da Noite dos Cristais

Como entidade que combate todo tipo de preconceito, em geral, e o antissemitismo, em particular, nós, da B´nai B´rith Brasil, não podemos deixar de lembrar essa dolorosa data que marcou o início das perseguições aos judeus naquele triste e revoltante período.

A Noite dos Cristais é o nome que recebeu o ataque organizado pelos nazistas contra os judeus na Alemanha e Áustria nazistas nos dias 9 e 10 de novembro de 1938. Teve esta denominação pela quantidade de vidraças quebradas dos estabelecimentos comerciais pertencentes a judeus e de suas instituições.

Nesses dias, foram destruidos cerca de sete mil instalações comerciais de judeus, além de queimadas cerca de 250 sinagogas. E milhares de israelitas foram presos e apenas libertados com o compromisso de deixarem o território nazista.

Uma indagação, infelizmente pertinente ainda nos dias atuais, é como isso pode ter ocorrido. Perguntamos: como e por que ocorreu, ainda mais em meio a um povo dito culto e civilizado? E por que o mundo se calou? Qual o motivo de o planeta ter tido uma conduta pusilânime?

Infelizmente, só valorizamos algo quando o perdemos. É da natureza humana. Só apreciamos o ar que respiramos quando os pulmões falham. Assim é com a liberdade. Esse revoltante acontecimento foi o marco oficial inicial da perda da liberdade que começou a ser tirada à força e, como consequência, vidas de inocentes foram ceifadas.

Não podemos permitir que isso ocorra novamente!!! E contra qualquer pessoa, raça, etnia ou religião!! Nunca mais! É inconcebível!

Por isso, é da mais alta relevância que nunca nos esqueçamos, recordemo-nos sempre e divulguemos para que nunca, nunca mais mesmo, se repita.

Seis milhões de judeus foram assassinados pelo simples fato de serem judeus. Seis milhões! Além de milhares de testemunhas de Jeová, ciganos, negros, outras minorias e inimigos politicos.

Ficamos tristemente abismados em ver como o antissemitismo e as manifestações de racismo e discriminação continuam vivos, latentes e crescentes. É muito doloroso vivenciarmos novamente esse comportamento que apenas mostra o grau de ignorância e perversidade dos quem o pratica.

Que possamos ter e manter a real oportunidade de educar e orientar para que consigamos encontrar harmonia, respeito e tranquilidade tão necessários para a nossa Liberdade e Progresso.

Os esforços de PAZ e FUTURO que os líderes do Estado de Israel e alguns de seus vizinhos regionais vêm implementando nos últimos tempos – num ambiente de pluralidade, tanto social como religioso e técnológico – é um exemplo para se contrapor a todos que sustentam narrativas com motivos para justificar conflitos e guerras.

Não nos esqueçamos para que nunca mais se repita!!

Trabalhamos e atuamos pelo entendimento, harmonia, respeito e fraternidade, sempre com Democracia e Liberdade!

B´nai B´rith do Brasil

 

1938 - 84 anos da Noite dos Cristais

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …