73 anos do Estado de Israel – Iom Hazikaron e Iom Haaztmaut – Lembremos, Reverenciemos e Comemoremos!

O Estado de Israel celebra os seus 73 anos de recondução a um estado judaico, independente e autônomo.

Esta independência foi conquistada com muito esforço, muito sofrimento e muita dor. Assim, a comemoração não poderia realizar-se sem antes trazer à lembrança, com muita reverência, os que tombaram no caminho da construção do Estado de Israel, enfrentando os seus inimigos em todas as frentes, tanto diretamente – com forças militares regulares – como contra terroristas e seus atos de covardia contra civis de todas as idades.

No dia 2 do mês de Iyar, dia 14 de abril, temos IOM HAZIKARON, o dia em que lembramos os 23.928 israelenses mortos nas diversas frentes. Em Israel, sabemos o nome de cada soldado ou cidadão que deu o que nos é mais sagrado: a sua vida pelo futuro do Estado Judaico. Não há alegria, neste dia, pois nos lembramos de nossos mártires e heróis.

E, no dia seguinte, 3 de Iyar, dia 15 de abril, celebramos IOM HAATZMAUT – o Dia de Independência do Estado de Israel que, neste ano, completa 73 anos de recondução a uma nação judaica autônoma. Neste dia, saudamos com alegria e muita esperança o desenvolvimento da jovem nação com mais de 3 mil anos de história, de glórias, de dificuldades, de desafios e que alcança, hoje, um espaço inigualável entre as nações, com a sua tenacidade, determinação, coragem e sucesso tecnológico, empresarial e humano.

Compõe-se de uma sociedade plural dinâmica, complexa, onde todos os seus 9 milhões de cidadãos têm a oportunidade de serem representados no Parlamento – Knesset – que, num caso único mundial, enfrenta 4 eleições em 2 anos, com chance de termos a quinta, a fim de compor um governo minimamente estável para poder governar. Mas, o país continua a sua marcha, superando o impacto da pandemia criada pelo COVID-19.

É difícil ser um Israelense. É desafiante ser um, mas o que não falta a nenhum cidadão ou cidadã deste pequeno gigante país é a coragem e a vontade de vencer. Conseguindo, gradualmente, com inteligência e objetividade, alargar os horizontes de PAZ e CONVIVÊNCIA HARMONIOSA com os países ao seu redor, outrora inimigos jurados.

Por isso temos de comemorar e muito! Comemoremos o bem. Comemoremos a luz. Comemoremos um mundo onde justiça possa, efetivamente, prevalecer.

Am ISRAEL chai

Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil

73 anos do Estado de Israel – Iom Hazikaron e Iom Haaztmaut – Lembremos, Reverenciemos e Comemoremos!

Veja também

Dia 02 de maio, acontece mais um encontro através do Canal do YouTube da B’nai B’rith.

Domingo, dia 02 de maio às 17h, acontece mais um encontro através do Canal do …

Skip to content