73 anos do Estado de Israel – Iom Hazikaron e Iom Haaztmaut – Lembremos, Reverenciemos e Comemoremos!

O Estado de Israel celebra os seus 73 anos de recondução a um estado judaico, independente e autônomo.

Esta independência foi conquistada com muito esforço, muito sofrimento e muita dor. Assim, a comemoração não poderia realizar-se sem antes trazer à lembrança, com muita reverência, os que tombaram no caminho da construção do Estado de Israel, enfrentando os seus inimigos em todas as frentes, tanto diretamente – com forças militares regulares – como contra terroristas e seus atos de covardia contra civis de todas as idades.

No dia 2 do mês de Iyar, dia 14 de abril, temos IOM HAZIKARON, o dia em que lembramos os 23.928 israelenses mortos nas diversas frentes. Em Israel, sabemos o nome de cada soldado ou cidadão que deu o que nos é mais sagrado: a sua vida pelo futuro do Estado Judaico. Não há alegria, neste dia, pois nos lembramos de nossos mártires e heróis.

E, no dia seguinte, 3 de Iyar, dia 15 de abril, celebramos IOM HAATZMAUT – o Dia de Independência do Estado de Israel que, neste ano, completa 73 anos de recondução a uma nação judaica autônoma. Neste dia, saudamos com alegria e muita esperança o desenvolvimento da jovem nação com mais de 3 mil anos de história, de glórias, de dificuldades, de desafios e que alcança, hoje, um espaço inigualável entre as nações, com a sua tenacidade, determinação, coragem e sucesso tecnológico, empresarial e humano.

Compõe-se de uma sociedade plural dinâmica, complexa, onde todos os seus 9 milhões de cidadãos têm a oportunidade de serem representados no Parlamento – Knesset – que, num caso único mundial, enfrenta 4 eleições em 2 anos, com chance de termos a quinta, a fim de compor um governo minimamente estável para poder governar. Mas, o país continua a sua marcha, superando o impacto da pandemia criada pelo COVID-19.

É difícil ser um Israelense. É desafiante ser um, mas o que não falta a nenhum cidadão ou cidadã deste pequeno gigante país é a coragem e a vontade de vencer. Conseguindo, gradualmente, com inteligência e objetividade, alargar os horizontes de PAZ e CONVIVÊNCIA HARMONIOSA com os países ao seu redor, outrora inimigos jurados.

Por isso temos de comemorar e muito! Comemoremos o bem. Comemoremos a luz. Comemoremos um mundo onde justiça possa, efetivamente, prevalecer.

Am ISRAEL chai

Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil

73 anos do Estado de Israel – Iom Hazikaron e Iom Haaztmaut – Lembremos, Reverenciemos e Comemoremos!

Veja também

Mais uma viagem de sucesso com o projeto “Viagens & Cultura Henrique Goldberg” da B’nai B’rith!

Mais uma viagem de sucesso com o projeto “Viagens & Cultura Henrique Goldberg” da B’nai …