72 anos da partilha

72 ANOS DA PARTILHA

Esta sexta-feira, 29 de novembro de 2019, primeiro dia de Kislev de 5780 do calendário judaico, marca os 72 anos da Declaração da Organização das Nações Unidas decidindo pela partilha da região, então chamada Palestina, em duas áreas. Uma reservada para a criação de um estado aos judeus e outra para a população árabe da região.

A sessão, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha em 1947, foi vital para que o povo judeu, recém-saído do Holocausto além de muitas e históricas perseguições e massacres, pudesse retornar à sua própria terra milenar.

Foram 56 países votantes: 33 a favor – incluindo o Brasil –, 10 abstenções e 13 contrários, os quais decidiram positivamente em prol da partilha, marcando então o fim do mandato britânico da região.

Infelizmente, os países árabes não reconheceram essa decisão da ONU e, com a saída dos soldados britânicos e a fundação do Estado de Israel, atacaram. Israel se defendeu e estabeleceu posições a fim de garantir sua segurança.

Porém, passados 72 anos, o Estado de Israel, atuando e evoluindo numa vibrante democracia e fortemente colaboradora da evolução tecnológica da sociedade mundial, ainda deve, diariamente, defender-se e manter, da melhor forma, as iniciativas na busca de uma #PAZ duradoura com todos os paises árabes, além de uma solução justa para os árabes palestinos na busca de sua independencia e autodeterminação.

Roguemos e atuemos que este momento chegue o mais breve possível para o bem de todos os países da região e de toda a humanidade.

Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …