27 de janeiro – Dia da Lembrança das Vítimas do Holocausto 78 Anos!

27 de janeiro – Dia da Lembrança das Vítimas do Holocausto

78 Anos! Nós Lembramos!

No dia de hoje, 27 de janeiro, há 78 anos, divisões do Exército Vermelho, da União Soviética, membro dos aliados que incluíam, principalmente, os Estados Unidos, a Inglaterra, o Canadá, a Austrália, a França e uma força expedicionária do Brasil libertaram alguns dos últimos presos do temível Campo de Extermínio de Aushwitz-Birkenau.

Estavam se descortinando os horrores praticados pelos nazistas e seus colaboracionistas e as dimensões, registradas e divulgadas. A Segunda Guerra Mundial do século XX provocou a morte de 50 milhões de pessoas, dentre elas 6 milhões de judeus, apenas por serem judeus, além de outros grupos, como: ciganos, Testemunhas de Jeová, alguns inimigos políticos, padres, negros, doentes mentais e outros, num processo sistemático, industrializado e repleto de insanidade humana numa escala nunca vista!

Era a SHOÁ – O HOLOCAUSTO.

Nascia, para evitar novas guerras, a Organização das Nações Unidas – ONU, a Declaração dos Direitos Humanos, a Partilha da região da Palestina, a criação do Estado de Israel. No entanto, apesar da farta documentação, amplo registro histórico, filmes, entrevistas, palestras e ações educativas, ainda estamos convivendo com o recrudescimento e renascimento de ações discriminatórias notadamente aos judeus, ao Estado de Israel e outras etnias com novos nomes, novos discursos e novas estratégias.

Temos de nos manter atentos, atuantes e vigilantes; devemos agir educando e orientando, democrática e livremente, as novas gerações para que saibam identificar as falas e propostas discriminatórias e agir prontamente.

Contamos com o apoio das pessoas esclarecidas, tanto de nosso país como internacionalmente. A melhor garantia da manutenção da Democracia e Liberdade é a ETERNA e SAUDÁVEL vigilância e ação.

B’nai B’rith do Brasil

 

27 de janeiro – Dia da Lembrança das Vítimas do Holocausto 78 Anos! Nós Lembramos!

Veja também

A B’nai B’rith convida para encontro especial com o jornalista Caio Junqueira

  A B’nai B’rith convida para encontro especial com o jornalista Caio Junqueira. Pauta: recente …