Voluntários judeus ajudam comunidade atingida pela lama da Samarco

A União Mundial pelo Judaísmo Progressista (WUPJ) – denominação que inclui o Movimento Reformista – promoverá entre 27 e 30 de julho o segundo Seminário Tikun Olam para jovens da America Latina.

Como na primeira edição, os participantes, jovens de 20 a 30 anos, prestarão auxílio à vila de Regência, no Espírito Santo. Eles já ajudaram a comunidade local a construir um centro chamado Casa Rosa, que oferece atividades de arte, música, línguas.

Faça sua inscrição. wupjla.wixsite.com/seminariotikunolam

Ajude com qualquer quantia juntos.com.vc/pt/regeneracaofozdoriodoce ou com os itens abaixo
(contate rodrigo.netzer@wupj.org.il)

Material esportivo: 25 kits esportivos (calção, camisa), 2 kits esportivos para goleiro (calção – camisa), 8 Bolas
Material escolar: 27 kits material escolar (caderno, pasta, estojo, lápis, borracha, etc)

As praias da vila estavam entre as dez melhores do Brasil para a prática de surf, e era do turismo que seus habitantes obtinham grande parte de suas receitas. A realidade é hoje bem diferente, com pousadas e restaurantes fechados, pescadores desempregados e a economia estagnada.

Como resposta ao desastre ambiental, a comunidade local buscou força para recuperar a vila e retomar o controle sobre o seu destino, e conta também com a ajuda de diversos grupos judaicos: World Union for Progressive Judaism (WUPJ), Hillel Rio, Hashomer Hatzair e sinagogas afiliadas, com o apoio da Agência Judaica e do TaMaR.

Em parceria com a WUPJ, o Instituto Unidos pela Vida e a Aliança Rio Doce, do Espírito Santo, desenvolveram um programa em que os participantes visitam a vila, conhecem a realidade, consertam portas e pias, limpam quintais, pintam paredes, penduram prateleiras, plantam jardins, organizam materiais, estudam textos judaicos, cantam e rezam juntos. Veja a programação.

Uma das expressões mais marcantes do judaísmo é a responsabilidade social traduzida em ações concretas. Estes valores são conhecidos na tradição judaica como Tikun Olam.

Sanmarco

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …