V Jornada Interdisciplinar para o Ensino da História do Holocausto em Porto Alegre reúne 300 professores

A V Jornada Interdisciplinar para o Ensino da História do Holocausto, foi realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no último dia 13 de setembro de 2014, com tema “Direitos Humanos: Os Justos entre as Nações”.

Uma parceria da B’nai B’rith Brasil/RS, com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, respectivamente SEDUC e SMED, Universidade Federal do RS, UFRGS, com apoio da Federação Israelita do RS, FIRS, Hillel-POA e do Ministério Público Estadual (MPE), o qual sediou o encontro, a Jornada foi um grande sucesso!

Cerca de 300 professores de escolas públicas, particulares e de universidades participaram do evento de dia inteiro. No amplo e moderno auditório do Ministério Público Estadual revezaram-se palestrantes de excepcional qualidade, os quais certamente deixaram informações da maior relevância para os participativos educadores.

No intervalo entre os dois turnos, além do almoço, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição itinerante do Museu do Holocausto de Curitiba, “Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto”, realizada no Ministério Público, em promoção conjunta da B´nai B’rith RS e WIZO/RS.

O Programa da V Jornada contou com o depoimento do filho de Aracy Guimarães Rosa – que salvou centenas de judeus do Holocausto – Dr. Eduardo Carvalho Tess e de José Fleischman, sobrevivente húngaro (SP). E com as palestras de Fabio Koifman e Michel Gherman (RJ), e Wremyr Scliar, Manoel José da Silva e Rafael Korman (POA). Além da apresentação Grupo de Danças Kadima e do Lançamento do Concurso de Redação 2014, para alunos da Rede Pública de Ensino com tema: “Os Justos entre as Nações”.

Foi, sem dúvida, um grande e significativo evento para ser guardado na memória de todos os que nele se fizeram presentes: conhecimento a ser inserido nas salas de aula, como preciosa contribuição educativa proporcionada aos alunos, futura geração de cidadãos a comandar nosso país.

V Jornada Interdisciplinar para o Ensino da História do Holocausto em Porto Alegre reúne 300 professores

Na mesa de abertura, a partir da esquerda: Pedro Gus, Vice-presidente da B’nai B’rith Brasil para a Região Sul, Professor Silvio Capaverde, Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SMED), representando a Secretária da SMED, Professora Cleci Jurach, Procurador Dr. Alexandre Saltz, representando o Procurador Geral do Ministério Público Estadual, Dr. Eduardo de Lima Veiga, Dr. Abraham Goldstein, Presidente da B’nai B’rith Brasil, Procurador Dr. Ricardo Vaz Seelig, do MPE e da Comissão Organizadora da V Jornada e Dr. Mário Cardoni, Presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS).

 V Jornada Interdisciplinar para o Ensino da História do Holocausto em Porto Alegre reúne 300 professores

Público teve intensa participação

V Jornada Interdisciplinar para o Ensino da História do Holocausto em Porto Alegre reúne 300 professores

Comissão organizadora, com o casal presidente da B’nai B’rith Nacional, Abraham e Irene Goldstein

 

Lançamento do livro “Cidadão do Mundo” na Alemanha

“MUITA EMOÇÃO aqui na Alemanha: não apenas com a apresentação do meu livro na Embaixada do Brasil em Berlim, mas também por estar neste cenário que integra os tempos sombrios narrados em Cidadão do Mundo”. Palavras da historiadora Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, após a sessão dia 11 de setembro, em Berlim, com o lançamento de seu livro em alemão. Amanhã será a apresentação em Marbach e dia 18 em Munique.

Lançamento do livro Cidadão do Mundo na Alemanha

As historiadoras Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro e Dra. Marlen Eckl, Maria Luiza Viotti, Embaixadora do Brasil em Berlim

 

Público assiste a apresentação do livro no anfiteatro da Embaixada de Brasil em Berlim, dentre os quais importantes personalidades da intelectualidade alemã e brasileira, assim como filhos e netos de refugiados alemães radicados no Brasil.

malualemanha5

Axel Guttmann, Presidente da Associação Brasil-Alemanha, em Berlim, historiadora Dra. Marlen Eckl, Maria Luiza Ribeiro Viotti, Embaixadora do Brasil em Berlim, e a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro.

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …

Deixe um comentário