Um trio improvável: Israel, Hamas e Egito alinhados contra o ISIS

Egito, Israel e Hamas alinharam sua estratégia e formaram uma improvável aliança contra o Estado Islâmico no Sinai, que está planejando ataques cada vez mais sofisticados e ousados na região, conforme informou neste domingo o The Washington Post.

A filial do Estado Islâmico que se autodenomina Wilayat Sinai, está bem equipada, tendo assumido o atentado de outubro a um avião russo que matou todos os 224 passageiros a bordo e realizado inúmeros ataques contra alvos egípcios. Para o jornalista egípcio Mohannad Sabry, “eles tem gênios em estratégia”

Na semana passada, o Hamas colocou centenas de combatentes ao longo da fronteira entre Gaza e o Sinai do Norte como medida preventiva, juntamente com o Egito para impedir a mobilização do enclave do ÍSIS na região.

O Hamas também, pela primeira vez, estabeleceu postos militares e patrulhas ao longo da fronteira com Israel, de acordo com a AFP.

A crescente ameaça levou a maior cooperação entre as forças armadas do Egito e Israel desde que ambas as nações assinaram o acordo de paz em 1979.

Nos últimos meses, Israel tem aumentado a segurança e construiu uma nova barreira ao longo de sua fronteira com o Egito. O primeiro-ministro israelense elogiou a cooperação, dizendo que se não fosse ela “teríamos sofrido a infiltração de milhares de combatentes do ISIS através do Sinai.” Agências de inteligência egípcias têm lutado para se infiltrar no grupo.
Fonte: jpost.com

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …