Um aplicativo israelense permite estimar o tempo minuto a minuto

Em contraste com algumas aplicações de tempo, com previsões por hora, p Nooly, um aplicativo de microclima, desenvolvido em Israel, oferece uma previsão  minuto a minuto.

Até agora, sua tecnologia de “previsão imediata” era aplicada nos Estados Unidos e no Canadá.

Yaron Reich, concebeu o Nooly depois de passar muito tempo na China. “Foi um choque para mim, viver em um mundo onde não se tem ideia de qual será o tempo em 10 minutos. Você vai para a estação de metrô, em um dia ensolarado, ao sair do metro estação está a chover”!

Reich explica que  a previsão meteorológica usual “por hora ou por dia com modelos numéricos para calcular a probabilidade de uma tempestade é feita sem qualquer relação com a nuvem real”. Eles são construídos para afirmar “neste campo em algum lugar, será bom para a chuva, o que não significa que as gotas necessariamente atingirão o solo”.

A nova aplicação, por outro lado, usa radar de satélites de observação e “baseado em nuvens existentes ou a formação de novas nuvens  que pode ser vistas. Se uma nuvem é visível, não é necessário estimá-la, já está lá. A única coisa a fazer é calcular seu potencial de crescimento e o que farão de sua vida útil.”

O Nooly “rastreia as diferentes áreas dentro da nuvem. O lado que gera energia e produz tempestades, chuvas e neve. Tornados vêm neste lugar, além das forças das nuvens que produzem a chuva”.

Reich acrescentou que “a fim de prever com precisão quando a nuvem de tempestade se move e o que vai ocorrer em seu caminho, é preciso entender realmente o que está acontecendo com a nuvem”. Este é um processo muito complicado e Reich afirma cautelosamente: “Nós acreditamos que sabemos o que está acontecendo dentro de uma nuvem”.

Nooly já tem 100.000 usuários nos Estados Unidos e no Canadá. Reich vê uma dupla segurança e responsabilidade ambiental no aplicativo Nooly para sistemas GPS. Ele se lembrou de um “terrível acidente há alguns meses, perto de Virgínia; 97 carros empilhados por causa da neblina”.

O aplicativo já está disponível nas versões iOS e Android.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …