Shalom, Salam, Namastê!

A B’nai B’rith esteve presente ao evento da Na’amat Pioneiras São Paulo onde líderes religiosas debateram a visão feminina sobre a paz. Lia Bergmann, assessora de Direitos Humanos e Comunicações da B’nai B’rith representou a entidade na ocasião.

Acreditando que o diálogo é a melhor ferramenta contra o ódio e pela paz, o Grupo Lehitraot da Na´amat Pioneiras São Paulo realizou no domingo, 27 de agosto, no Hotel Meliá Jardim Europa, o evento Unidas Pela Paz – Um Diálogo Inter – Religioso.

O encontro reuniu seis mulheres de diferentes religiões e crenças que apresentaram sua visão feminina sobre a paz, em uma mesa redonda com mediação da jornalista Rosana Hermann, roteirista chefe do “Programa do Porchat”.

Participaram a Rabina Fernanda Tomchinsky Galanternik (comunidade judaica), Monja Coen (comunidade budista), Monica Buonfiglio (comunidade espiritualista), Nelly Boonen (comunidade católica) Pastora Merly Christina S. do Nascimento (comunidade evangélica) e Paloma Awada (comunidade muçulmana).

Foram discutidos temas como: o papel da mulher nas suas comunidades, como reagir às diferentes formas de violência e provocação, os “haters” e o novo ódio na internet, o exercício diário em busca da paz, e as responsabilidades de um líder religioso, entre outros.

“O papel da mulher nas religiões está mudando. Ela não é apenas aquela que serve aos pastores, rabinos e monges, mas têm também um papel efetivo na transformação, no estudo e na divulgação dos ensinamentos. Já houve épocas em que as religiões brigavam muito por seus dogmas, mas estamos chegando em uma época onde estamos todos interligados e acreditando que é muito melhor cooperar e dar as mãos na construção da paz”, destacou a Monja Coen.
“Quero parabenizar as chaverot do Grupo Lehitraot que idealizaram este evento único e inédito. Saio daqui com a certeza de que não temos inimigos nas outras religiões, mas sim o desejo em comum, de alcançarmos a paz”, finalizou a presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, Leonor Szymonowicz.

Ao final do debate, a educadora e contadora de histórias Katia Cristina de Freitas realizou uma atividade lúdica com a plateia. O trabalho final ficará exposto na Sede das Pioneiras.


A jornalista Rosana Herman (ao centro) com as representantes das diversas religiões


A presidente da Na’amat SP, Leonor Szymonowicz com chaverot do Grupo Lehitraot


Lia Bergmann, representando a B’nai B’rith, ao lado da Monja Coen

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …