Seminário de Educação Judaica reúne comunidades em Manaus

A Agência Judaica, em parceria com a Conib e o Comitê Israelita do Amazonas, realizou no último final de semana, em Manaus, o V Seminário de Educação e Identidade Judaica do Norte e do Nordeste.

Chefiada pelo presidente Fernando Lottenberg, a delegação da Conib contou com Eduardo Wurzmann, secretário-geral, Sergio Napchan, diretor de Relações Institucionais, e Boris Ber, diretor. Também presente Revital Poleg, diretora geral da Agência Judaica no Brasil.

O tema principal do evento foi a “rua judaica” em transformação. Também foi abordada a contribuição judaica para o desenvolvimento da região amazônica, com um programa ancorado no legado do grande pensador e ativista Samuel Benchimol.

A jornalista israelense de origem marroquina Merav Betito veio a Manaus para fazer reportagem para o jornal Yediot Achronot sobre a presença dos judeus marroquinos na região Norte do país. A comunidade judaica está lá há mais de 200 anos.

A premissa fundamental do Seminário é a crença de que a educação é o vetor principal de transmissão dos valores e da tradição no judaísmo. Os debates incluíram temas da identidade judaica, desenvolvimento comunitário, cultura judaica em diálogo com a cultura brasileira, além da exposição dos acertos e equívocos dos programas educativos desenvolvidos pelas comunidades judaicas da região.

Para Sergio Napchan, o evento “tem se transformado em uma excelente oportunidade para que as comunidades da região dialoguem, estudem e compartilhem as melhores práticas. Uma de suas características marcantes é a possibilidade de termos no mesmo ambiente dirigentes profissionais, ativistas voluntários, líderes e jovens dos movimentos juvenis conversando e debatendo ideias, caminhos e soluções”.

“Esta iniciativa é um dos pilares de nossas operações no país”, disse Revital Poleg. “Devido à distância geográfica das grandes concentrações judaicas e ao número reduzido de membros, as pequenas comunidades do Norte e Nordeste enfrentam grandes desafios para manter a vida comunitária e a educação judaica. Acreditamos que é nosso dever estar lá, para apoiar este esforço e fornecer ferramentas e conteúdos que possam ajudá-los”.

A iniciativa da Agência Judaica conta com o apoio da Conib desde a primeira edição, em 2013.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …