Relatório das atividades de 2016

Queridos irmãos e irmãs

Ontem, dia 07 de dezembro tivemos o prazer de receber na B’nai B’rith, os painelistas André Lajst e Guilherme Casarões, que nos brindaram com excelentes apresentações, sobre os Paradoxos do Processo da Paz israelo-palestino.

André apresentou de que forma o conflito e processo de paz entre palestinos e israelenses passou os últimos 23 anos por diversos paradoxos, dignos apenas aos atores principais do Oriente Médio. De forma que as narrativas contadas nesta jornada pela paz estão cada vez mais distantes, mais polarizadas e desencontradas. Enquanto governos de direita em Israel são sucessivamente eleitos, a população palestina é constantemente exposta a uma maquina propagandista antissemita e anti normalização. Ao analisarmos os quatro pilares das negociações: Jerusalém, Refugiados, Fronteiras e Assentamentos, entendemos como os paradoxos acontecem nesta região e quais são as ferramentas que ainda restam, para que os dois povos possam um dia encontrar a paz.

Guilherme apresentou o painel
“O Brasil, a América Latina e o conflito israelo-palestino”
Desenvolveu o tema sob este prisma, descrevendo os jogos de xadrez das políticas nacionais e internacionais nos levando a refletir sobre, qual o papel da comunidade judaica e diplomacia no Brasil, em Israel, nos Estados Unidos e na Europa.

Sua apresentação discorreu sobre a prolongada paralisia das negociações de paz entre israelenses e palestinos, que fazem retornar a necessidade de se pensarem caminhos alternativos para a resolução do conflito. A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e a emergência de governos nacionalistas na Europa enfraquecem o grupo histórico de mediadores internacionais, conhecido como Quarteto. Abre-se, por outro lado, uma janela de oportunidade para que o Brasil e a América Latina, seja por meio de seus governos ou das expressivas diásporas judaicas, ofereça sua contribuição para a paz na região.

O público colaborou para o desdobramento destas questões, promovendo a expansão destas questões para melhor compreensão.

Sendo nosso último evento da noite do ano de 2016, apresentamos para o público um relatório de nossas atividades em vídeo.
Segue o relatório, apresentado em tabelas por atividades.

slide6
slide5
slide4
slide3
slide2
slide1

Estamos programando um jantar de confraternização, que será comunicado em breve.

Abraço fraternal,

ZEILA SLIOZBERGAS

Presidente
Telefone: 11 3082-5844
presidentesp@bnai-brith.org.br

Veja também

A Loja Barão Hirsch, de POA, convida para um bate papo com Rafael Ban Jacobsen

A Loja Barão Hirsch, de POA, convida para um bate papo com Rafael Ban Jacobsen, …