Reitor da Universidade Federal do ABC pede desculpas

O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg, e o presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, reuniram-se com o reitor da Universidade Federal do ABC, professor Klaus Capelle. Na pauta, o recente edital lançado pela referida instituição para a contratação de professores de Relações Étnico-Raciais, em cujo conteúdo programático o sionismo constava ao lado de regimes racistas, como o nazismo e o apartheid.

Capelle pediu desculpas pelo fato e mostrou que já havia pessoalmente determinado uma retificação do edital, com a retirada dos termos ofensivos. A Reitoria da UFABC também emitiu uma nota com esclarecimentos sobre o edital e propôs a criação de uma agenda positiva, a fim de estreitar os laços com a comunidade judaica e com o Estado de Israel.

As partes conversaram ainda sobre a necessidade de um debate amplo e plural sobre questões do Oriente Médio. O reitor afirmou que considera excelente um intercâmbio com universidades israelenses e também propôs a assinatura de um memorando de colaboração com as entidades-teto da comunidade judaica.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …