Rabino Michel Schlesinger lança seu primeiro livro em grande evento na CIP

Um grande evento na Congregação Israelita Paulista (CIP) marcou o lançamento do livro “Diálogos de um rabino – reflexões para um mundo de monólogos”, de Michel Schlesinger, nesta segunda -feira, 25 de junho.

O presidente da B’nai B’rith do Brasil, Abraham Goldstein prestigiou o evento, que lotou a Sinagoga da Congregação Israelita Paulista contou com um envolvente debate com o filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro Mario Sergio Cortella, que assina o prefacio da obra, e debateu com o rabino Michel sobre a importância dos diálogos em um mundo de monólogos, de como ele foi se retirando do cotidiano e as dificuldades que a sociedade encontra para se aprofundar e saber ouvir.

“Debatemos a ideia do diálogo e a ruptura necessária em um mundo pleno de monólogos. Gostei imensamente da possibilidade de alguém trazer uma reflexão que, sem conduzir exclusivamente em uma única perspectiva de espiritualidade, seja capaz de trazer também o diálogo como uma fonte de inspiração. Me identifiquei com a parte em que o rabino afirma que o deserto é transitório, na forma da espiritualidade judaica, e em recusa à desertificação da nossa vida e de tudo que é malévolo. É aí que se encontra a esperança”, destacou Cortella.

“O sagrado está justamente na hora em que conseguimos discordar, com respeito e elegância, e continuar o diálogo até mesmo apesar da nossa discórdia. Muitas pessoas acreditam que no diálogo inter-religioso falamos sobre tudo aquilo que concordamos, quando na verdade buscamos aguçar a nossa possibilidade de conviver com a discórdia. É preciso estar seguro de si mesmo para ir de encontro ao outro, sem que isso signifique um ameaça”, complementou o rabino Michel Schlesinger.

O debate foi seguido de coquetel ao som de Manu Lafer e uma grande fila se formou para a sessão de autógrafos, com lideranças, frequentadores da CIP, famílias e convidados em geral.

“Para nós da CIP é uma grande privilégio ter ao nosso lado um ser humano como o Rabino Michel, uma pessoa sensível, que entende e respeita a autoridade dos outros e tem um importante papel no diálogo inter-religioso”, destacou o presidente da CIP”, Marcos Lederman.

O presidente da B’nai B’rith do Brasil, Abraham Goldstein prestigiou o evento.

Diálogos de um rabino: reflexões para um mundo de monólogos (Annablume Editora) é a compilação e edição de prédicas proferidas por Schlesinger, reflexo da atuação durante os seus primeiros doze anos de rabinato junto à Congregação Israelita Paulista (CIP).

O autor aborda temas como Deus, questões éticas, diálogos com os pais, diálogos consigo mesmo e com o outro.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …