Que a chama dos ideais de Peres brilhe iluminando o mundo

Shimon Peres Z’L’ (1923-2016) foi um grande estadista, uma referência mundial na promoção da paz.

Um dos últimos fundadores do Estado de Israel que ainda viviam, marcou profundamente a história do país e da humanidade. Ocupou os principais cargos de liderança: primeiro-ministro e presidente. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1994, pela articulação dos Acordos de Oslo, assinados na Casa Branca 3m 1992, juntamente com Yasser Arafat e o então primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin.

Embora seus pais tivessem sido atingidos pelo Holocausto, na Europa, nunca procurou por vingança, buscando salvar vidas e a solução não violenta de conflitos.

Trouxe para Israel 1.500 crianças órfãs africanas, e deu início ao resgate de milhares de judeus etíopes, na Operação Moisés.

Após deixar a presidência em 2014, dedicou-se integralmente ao Centro Peres para a Paz, cujas ações mostravam mais uma vez seu compromisso real com a construção da paz.

Desde 1996, o Centro Peres para a Paz vem desenvolvendo e implementando numerosos projetos, reunindo anualmente milhares de israelenses e palestinos, judeus e árabes.

A cada ano, propicia tratamento médico a cerca de 12.000 crianças palestinas, além de treinar mais de 250 médicos e diversos profissionais da saúde palestinos em hospitais israelenses, durante a última década.

Promove a cooperação através das fronteiras nas áreas de Ciência e Tecnologia, Agricultura, Negócios e Meio-ambiente.

Tem no esporte e nas artes novas formas de educação para a paz, aproximando milhares de jovens de diferentes povos.

“Apesar de nossas diferenças, nós podemos construir a paz. Não apenas negociar a paz. Nós podemos criar o ambiente propício, e não somente ser vítimas do meio ambiente existente”.
Shimon Peres

Que sua memória seja uma benção para a humanidade!

peres

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …