Programa pioneiro de terapia de vídeo em Jerusalém

Cinco adolescentes israelenses cada um lidando com a morte de seu próprio pai produziram um filme que descreve o que eles estão passando – não para ganhar um Oscar, mas para entender os seus sentimentos através de uma lente.

Eles escreveram e produziram os filmes sob a orientação do Centro de Terapia de Vídeo, Escola de Televisão, Cinema e Artes Ma’aleh, em Jerusalém.

Yarden Kerem, que liderou e expandiu o Centro de Terapia de Vídeo nos últimos dois anos, diz que o programa de Ma’aleh é de primeiro mundo e está atraindo o interesse de pessoas de outros países.

“Faça uma pesquisa no Google sobre terapia de vídeo, e você vai chegar a sites sobre documentação de um processo terapêutico em vídeo”, diz ela.
“Usamos o instrumento de uma maneira diferente – como um instrumento de arte criativa.”

Ma´aleh concede certificação de terapia vídeo para alunos que concluem um curso de um ano. Alguns vêm como cineastas experientes, outros como conselheiros psicológicos. O programa ensina-lhes uma abordagem terapêutica única que até agora tem sido usada com adolescentes órfãos, bem como com jovens em situação de risco, minorias, novos imigrantes e vítimas de trauma.

“Através da obra de arte em si, é possível um alívio”, diz Kerem. “Filmar permite um senso de controle sobre a própria vida e o poder de reconstruí-la.”

Grupos que fizeram filmes terapêuticos através de Ma´aleh incluem jovens árabes que lidam com o casamento forçado de um amigo de 17 anos de idade, uma gangue de adolescentes problemáticos que viram em auxílio de uma pessoa ferida, acusada de iniciar o ataque, e moradores de uma casa do grupo a partir da qual uma menina fugiu e foi convencido a voltar por um sobrevivente do Holocausto que ela conheceu depois de ser agredida nas ruas.

O cinema reforça o processo terapêutico, diz Kerem, permitindo expressar um estado emocional e, literalmente, ver como fica, fornecendo também uma maneira de compartilhar um fardo individual. “O filme é um espelho da alma que permite olhar diretamente para as dificuldades e convidar outras pessoas para se relacionar com esta pessoa”, diz ela. Diz ainda que o: “o cinema é um processo longo, que permite tempo para tratar a história pessoal e tempo para lidar com o processo que ocorreu após a produção do filme”, ​​explica ela. Em maio, Ma´aleh realizou sua terceira conferência anual sobre a terapia de vídeo.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário