Pessach: A liberdade de pertencer ao coletivo

14 a 22 de Nissan 5774 – 14 a 22 de abril de 2014

O tempo corre e já estamos as vésperas de Pessach. O dia da libertação e da liberdade do povo judeu do jugo e da pressão vividos no Egito há 3000 anos.

Pessach – que significa “passar por cima” – se refere a ultima praga, na qual um anjo colocou uma marca de sangue de cordeiro nas portas, salvando os nossos primogênitos da morte. De acordo com o relato bíblico, as 10 pragas forçaram o faraó do Egito a deixar o nosso povo sair.

Nesta noite de jantar em família, mobiliza todas as donas de casa para dar o melhor de si, em um ambiente digno com os pratos típicos, tendo ao centro a matzá, o pão não fermentado feito na ultima hora da pressa. O prato de Seder-(ordem) com maror, a erva amarga, sentindo o gosto da escravidão. O charosset que lembra a argamassa das construções faraônicas. Além dos outros como, a salsa, a água salgada que lembra as lagrimas derramados pelo sofrimento. Tudo isso Moisés nos ensina.

O rabino Lorde Jonathan Sacks em seus livros menciona que Moisés ao falar ao seu povo, não lhes falou sobre liberdade e Terra Prometida, mas sim sobre os pais falarem aos seus filhos da história de seu povo. Isto simboliza a forma de educação pelo nosso passado “Manishtana Halaila Há´ze”-que esta noite seja diferente de todas as noites e contarás a seus filhos a história de teu povo, que deixa um marco eterno de geração em geração, na mente deles.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …

Deixe um comentário