Peres assegura que há “uma possibilidade real” de paz entre Israel e os palestinos

O presidente Shimon Peres disse neste domingo que a paz entre Israel e a Autoridade Palestina (AP) é “uma possibilidade real”, acrescentando que o tempo não deve ser desperdiçado para se  chegar a um acordo nas negociações.

“É tempo para a paz. Acho que este é o desejo geral e a escolha clara. Com a nomeação de John Kerry como Secretário de Estado e as expressões gerais de apoio à paz não devemos ser cínicos”, disse Peres através do Facebook.

“Não devemos perder a oportunidade, senão será substituída por uma grande decepção. Devemos superar o ceticismo e a dúvida”, afirmou o presidente de Israel, que está participando do Fórum Econômico Mundial (WEF), no Mar Morto, na Jordânia.

Neste sentido, Peres disse a jornalistas credenciados no fórum que os dois lados já tem uma solução “correr”. “Nós temos um começo e uma solução negociada que é a de dois Estados, e de viver em paz e com dignidade”.

Para Peres, “esta é uma oportunidade importante para reafirmar a vontade (de Israel) para não perder tempo e voltar às negociações e concluir o processo de paz com os palestinos com base em dois Estados para dois povos, um Estado israelense e um Estado palestino, vivendo em boa vizinhança e cooperação econômica para o bem das gerações futuras”, acrescentou.

O presidente fez as declarações um dia depois de o presidente palestino, Mahmoud Abbas ter apelado a Israel para “acabar com a ocupação de nossa terra”, evacuar comunidades judaicas na Judéia e Samaria, e libertar os prisioneiros árabes.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário