Parabéns Israel

Parabéns Israel

Israel: 70 anos

18/04 – Yom Hazicaron – 3 de Iyar 5778-18º dia de Omer

19/04 – Yom Haatzmaut – 4 de Iyar 5778- 19º dias de Omer

Yom Hazicaron

Dia em memória aos soldados e civis mortos durante ultimo ano de 5777-5778. Uma tragédia, infelizmente muitas são as vitimas, quase diariamente. No noticiário destes dias uma Mãe sabendo de mortos recentemente telefonou ao filho e não obteve resposta, então soube de seu falecimento, como soldado da ativa. Vejam o que isto significa para uma mãe e para muitas mães e famílias? Este exemplo triste que se repete continuamente. Sentimos profundamente esta situação.

Ainda assim, Israel é uma ilha em meio à devastação e caos em muitos pontos do Oriente Médio. Apesar das constantes ameaças, das hoje comuns “fake news”, é bom saber que também temos amigos.

Almejamos que em futuro próximo, menos mães e famílias tenham que chorar por seus filhos. O respeito, o entendimento e a paz são a nossa esperança. Para nós a vida é sagrada.

Yom Haatzmaut: da tristeza à alegria

Segue a vida, e este ano em especial se comemora setenta anos da Declaração de Independência de Israel. Sim, Israel de hoje, após os setenta anos de lutas e muitas glórias representa motivo de orgulho para todos os nossos. Homenagem a seus presidentes que com dedicação ampla levaram o país a uma era de respeito à democracia e muita representatividade entre as Nações. Paradas – Festejos- Comemorações pelo mundo todo. Acompanhamos este país de índole democrática, de bons princípios de respeito, com mais de oito milhões de judeus, número sempre crescente.

Um constante exemplo ao mundo do que um pequeno país pode realizar, quando investe em educação.

Água dessalinizada, criatividade e novas invenções para um mundo baseado na comunicação e informática, desenvolvimento impar na área da saúde, plantação com as mais avançadas técnicas, começando pelo gotejamento para economizar água. Flores e frutas pelo mundo afora. Contribuição para o bem estar mundial com novas tecnologias, produtos e serviços. Um exemplo digno de ser seguido.

Não se pode deixar de mencionar um exercito de constante alerta e em prontidão devido às ameaças de seus vizinhos, desde a Independência. Onde está a paz muitas vezes proposta?

Am Israel chai” – Viva o povo de Israel!

E o recrudescimento do Antissemitismo pelo mundo. Nada se aprendeu do passado nefasto na Europa. Nada fácil a não ser a vigilância constante.

Abraços e a esperança na paz em futuro breve.

Ernesto Strauss – Diretor Cultural B’nai B’rith do Brasil

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …