Nove judeus que resgataram judeus salvando-os da morte no Holocausto, são homenageados pela B’nai B’rith em Paris

B’nai B’rith World Center e o Comitê para Reconhecer o Heroísmo dos Judeus que Resgataram Companheiros Judeus durante o Holocausto (JRJ) se uniram para lembrar a bravura dos judeus franceses

Ontem no Memorial da Shoah, em Paris, em cerimônia conjunta, sob os auspícios da B’nai B’rith França, as instituições conferiram um Diploma em Reconhecimento como Judeus Resgatadores a nove judeus que colocaram suas vidas em risco salvando outros judeus da deportação e extermínio durante o Holocausto.

Dentre os palestrantes estavam o presidente da B’nai B’rith França, Serge Dahan, o rabino-chefe da França Haïm Korsia e Tsilla Hershco, pesquisador sênior do Centro de Estudos Estratégicos Begin-Sadat da Universidade Bar Ilan e um especialista na resistência judaica na França que Irá representar o JRJ.

“Nossa iniciativa de reconhecer o heroísmo dos salvadores judeus é o pagamento de uma dívida de mais de 70 anos devido àqueles que arriscaram suas vidas em bravas tentativas de resgatar companheiros judeus durante o Holocausto. Os resgatadores sendo reconhecidos em Paris são apenas um punhado de muitos judeus que se expuseram a perigos ainda maiores para salvar os outros. É nosso compromisso solene trazer à luz seu legado e buscamos ajuda de todos para descobrir outras histórias inspiradoras “, disse o diretor do Centro Mundial B’nai B’rith, Alan Schneider.

Foram homenageados: Marcel Marceau, Leon Eligoulachvili e Joseph Eligoulachvili, Georges Loinger e Fanny Loinger, Nelly Willer e Rachel Grunstein, Liliane Lieber-Klein e Theo Klein. Eles salvaram a vida de milhares de crianças e adolescentes judeus. A história de cada um deles é impressionante. Veja um resumo abaixo.

O pai de Marcel Marceau, Charles Mangel, foi preso em 1944 e deportado para Auschwitz, onde morreu. Marcel e seu irmão mais velho, Alain, se juntaram à resistência francesa e assumiram identidades falsas, com o sobrenome “Marceau”. A Marcel é atribuída a salvação das vidas de órfãos judeus levando-os pelos Alpes até a Suíça ou pelo sul para a Espanha, para evitar serem presos pelos alemães. Ele também falsificou cartões de identidade com seu irmão, permitindo que judeus e não judeus evitassem a deportação para a Alemanha como trabalhadores escravos. Á Marcel foi realizada uma homenagem póstuma.

Leon Eligoulachvili e seu tio Joseph Eligoulachvili – que era membro do governo independente da Geórgia, até que escapou para a France devido à ocupação soviética em 1921 – salvou georgianos e os outros Jews que viviam na France durante a Segunda Guerra Mundial com a ajuda do governo da Geórgia no exílio. Por sugestão de Eligoulachvili, os líderes georgianos aproximaram-se dos alemães para excluir os judeus georgianos das leis antijudaicas. Os georgianos receberam permissão para emitir cartões de identidade que foram distribuídos a 243 famílias, apenas 80 dos quais eram na verdade georgianos. Os outros se tornaram “georgianos” mudando nomes de família e forjando certidões de nascimento e outros documentos. Leon tem 105 anos e, além de aceitar seu próprio reconhecimento, também aceitou o de seu seu tio.

Depois de escapar de um campo de prisioneiros de guerra na Alemanha em 1940, Georges Loinger se juntou a sua esposa, Flora Loinger, que estava no comando de uma casa de refugiados judeus. Quando surgiu a preocupação de que as crianças fossem presas, a casa foi fechada e Flora e Georges esconderam as crianças. Georges foi então nomeado pela OSE (Sociedade de Ajuda à Criança) para ser seu inspetor de casa de crianças itinerante, incluindo aqueles realizados pelos Eclaireurs Israelites de France (EIF), o movimento de escoteiros judeus. No final de 1942, quando os chefes da OSE foram informados de que os transportes de Drancy acabaram em campos de extermínio, as casas das crianças foram fechadas e Georges foi encarregado da operação de fuga para a Suíça. Ele ajudou centenas de crianças judaicas a escapar da França para a Suíça via Annemasse, na França.

Entre maio de 1943 e junho de 1944, mais de 1.500 crianças e adolescentes foram contrabandeados pelo OSE para a Suíça. Sua irmã, Fanny Loinger, era responsável pelo serviço social do OSE, ajudando judeus refugiados em Marselha à espera de vistos para os Estados Unidos. Em 1943, foi nomeada chefe da região sudeste do resgate clandestino, conhecida como Rede Garel, e organizou a operação que permitiu a sobrevivência de cerca de 400 crianças nos departamentos de Ardèche, Isère Drôme, Sabóia e nos Alpes. Georges Loinger agora tem 106 anos e não só compareceu à homenagem em Paris, mas também aceitpu o reconhecimento de sua irmã Fanny Loinger, que faleceu há vários anos.

Nelly Willer juntou-se à resistência clandestina em Nice, França. Ela ajudou a emitir cartões de identidade falsos e armas de contrabando para a resistência judaica que foram usadas para assassinar colaboradores russos que tinham informado sobre milhares de judeus que foram posteriormente enviados para campos de extermínio. Eliminá-los e seu comandante era salvou a vida de milhares de judeus em Nice. Depois da guerra, Willer se juntou à Haganá (uma organização de defesa militar clandestina) e transportou refugiados judeus e sobreviventes do Holocausto para os portos franceses para fazer aliá (ir para Israel – então Palestina, sob o Mandato Britânico). Como jornalista após a guerra, Willer infiltrou-se nos campos de internação britânicos em Chipre e relatou as condições existentes. Durante muitos anos ela foi presidente da organização de veteranos da resistência na França. Sua irmã Rachel Grunstein também participou na eliminação dos colaboradores russos em Nice. Depois da guerra, ela também se juntou à Haganá. Nelly Willer tem agora 100 anos. Ela aceitou a homenagem Paris, assim como o diploma de Rachel Grunstein, em nome da irmã.

Liliane Lieber Klein, agora com 93 anos, participou da criação da ala armada da organização clandestina do EIF, La Sixième (a Sexta). A missão de La Sixième era esconder judeus adolescentes, muni-los de documentos de identificação forjados e cartões de ração, e preservar sua identidade judaica enquanto se escondia. Durante o inverno de 1943 a 1944, ela dirigiu comboios de crianças menores de 16 anos para a fronteira suíça em Annemasse, França e entregou-os a Georges Loinger para a passagem segura. Klein recebeu seu diploma em Paris.

Advogado de profissão, Theo Klein, agora com 97 anos de idade, foi um dos líderes da resistência judaica na França de 1942 a 1944 e esteve envolvido no resgate de centenas de pessoas, particularmente adolescentes, na zona sul. Durante a década de 1980 serviu como presidente da organização representativa de judeus franceses CRIF. Klein participou da homenagem em Paris.

O reconhecimento dos salvadores judeus foi estabelecido em 2011 pelo B’nai B’rith World Center e JRJ para corrigir o registro histórico sobre o resgate judaico. Até hoje, 162 heróis foram homenageados por suas atividades de resgate na Lituânia, Alemanha, França, Hungria, Grécia, Eslováquia, Iugoslávia, Rússia, Polônia e Holanda. O Centro Mundial e o Comitê submeteram ao Knesset (Parlamento israelense) uma emenda à lei que instituiu o Yad Vashem (lei de Israel para o Holocausto), sob a qual o escopo da instituição seria ampliado para incluir os judeus que salvaram outros judeus, além dos Justos entre as Nações, reconhecimento dedicado aos não judeus que arriscaram suas vidas para salvar judeus do Holocausto.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …