“NOSSO MUNDO JUDAICO DE MÊS A MÊS”

Novembro teve muitos acontecimentos marcantes de nossa historia recente e até mais antiga.

Vale a pena destacar:

2/11 – Data mundialmente lembrada em que Arthur James Balfour, ministro do Exterior da Grã- Bretanha, sob influencia do Barão Rothschild e sem duvida do cientista Chaim Weizman divulgou a carta Branca, com a integração da Palestina destinada ao futuro do povo de Israel. Ali se criou o consenso do estabelecimento de Israel como nação, um sonho de Theodor Herzl.

2/11 – O terrível assassinato do premier de Israel Yitzhak Rabin por um de residente ultra ortodoxo. O que chocou o mundo todo, e como se expressou o presidente americano Bill Clinton: “Shalom Chaver de Israel.”

9-10/11 – Em 1938 os trágicos acontecimentos da “Noite dos Cristais”. Sim, já havia restrições aos judeus desde a ascensão do Nazismo em 1933, mas esta noite marca o inicio do massacre e somente poucos judeus escaparam das perseguições.

29/11 – A Partilha da Palestina, graças à firme atuação do chanceler brasileiro Oswaldo Aranha, que diante das Nações Unidas possibilitou por eleição a criação do Estado de Israel que levou à legitimação do nosso povo na terra de Sion. “Am Israel Chai”. (O Povo de Israel Vive)

Estamos diante dos preparativos dos 70 anos do Estado de Israel que serão celebrados em 2018. Que também possamos festejar este marco.

Em âmbito comunitário tivemos a convenção da Confederação Israelita do Brasil com a reeleição de seu prestigiado presidente Dr. Fernando Lottenberg por mais três anos. E em termos locais, a eleição da Federação Israelita Paulista- Fisesp, que tem como novo presidente, o advogado Dr. Luiz Kignel.

Ernesto Strauss
Diretor Cultural da B’nai B’rith do Brasil

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …