Memória e educação contra a intolerância

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto é uma, data instituída pelas Nações Unidas em 2005.

 

Na Alemanha e praticamente por toda Europa, o ódio racista contra os judeus, promovido pelo regime nazista cometeu as maiores atrocidades contra seres humanos indefesos.

 

A data escolhida (27 de janeiro) marca a libertação dos campos de extermínio de Aushwitz-Birkenau pelos exércitos das Forças Americanas e outros campos pelas forças da União Soviética. O triste resultado final foi de seis milhões de judeus mortos. Os que sobreviveram, encontravam-se em lamentável estado de saúde. Mas também foram atingidas outras minorias que não agradaram ao domínio nazista. Como dizia o general Eisenhauer, “que tirem todo tipo de fotografias para que o mundo de amanhã não possa dizer que isto não existiu”.

 

A B’nai Brith em parceria com o ISDH – Instituto Shoah de Direitos Humanos, LEER/USP – Laboratório de Estudos da Etnicidade, Discriminação e Racismo e UERJ, além de diversas instituições, vem atuando brilhantemente há anos, no esclarecimento e ensino desta memorável e triste época. Atuando nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Niterói e Porto Alegre, em eventos para educadores, com testemunhos de sobreviventes, com grande numero de participantes. Sempre relatando e prevenindo para que nunca mais possam se repetir tais acontecimentos.

 

É de suma importância esta iniciativa, pois somente o conhecimento que se reflete nos alunos e jovens pode prevenir semelhantes acontecimentos para as futuras gerações.

 

Que possamos estar sempre alerta e presentes, contando com o apoio destas iniciativas da B’nai Brith.

 

Dentre as instituições internacionais, destacamos o Yad Vashem,  centro de memória do Holocausto em Israel, que reúne milhões de testemunhos para “Jamais esquecer”. Lá encontram-se listas com os nomes de milhões de mortos.

 

Que haja paz, dignidade e respeito humano daqui para frente.

 

Em Shalom,

Ernesto Strauss – diretor cultural da B’nai B’rith do Brasil

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário