Memória e educação contra a intolerância

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto é uma, data instituída pelas Nações Unidas em 2005.

 

Na Alemanha e praticamente por toda Europa, o ódio racista contra os judeus, promovido pelo regime nazista cometeu as maiores atrocidades contra seres humanos indefesos.

 

A data escolhida (27 de janeiro) marca a libertação dos campos de extermínio de Aushwitz-Birkenau pelos exércitos das Forças Americanas e outros campos pelas forças da União Soviética. O triste resultado final foi de seis milhões de judeus mortos. Os que sobreviveram, encontravam-se em lamentável estado de saúde. Mas também foram atingidas outras minorias que não agradaram ao domínio nazista. Como dizia o general Eisenhauer, “que tirem todo tipo de fotografias para que o mundo de amanhã não possa dizer que isto não existiu”.

 

A B’nai Brith em parceria com o ISDH – Instituto Shoah de Direitos Humanos, LEER/USP – Laboratório de Estudos da Etnicidade, Discriminação e Racismo e UERJ, além de diversas instituições, vem atuando brilhantemente há anos, no esclarecimento e ensino desta memorável e triste época. Atuando nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Niterói e Porto Alegre, em eventos para educadores, com testemunhos de sobreviventes, com grande numero de participantes. Sempre relatando e prevenindo para que nunca mais possam se repetir tais acontecimentos.

 

É de suma importância esta iniciativa, pois somente o conhecimento que se reflete nos alunos e jovens pode prevenir semelhantes acontecimentos para as futuras gerações.

 

Que possamos estar sempre alerta e presentes, contando com o apoio destas iniciativas da B’nai Brith.

 

Dentre as instituições internacionais, destacamos o Yad Vashem,  centro de memória do Holocausto em Israel, que reúne milhões de testemunhos para “Jamais esquecer”. Lá encontram-se listas com os nomes de milhões de mortos.

 

Que haja paz, dignidade e respeito humano daqui para frente.

 

Em Shalom,

Ernesto Strauss – diretor cultural da B’nai B’rith do Brasil

Veja também

Comunidade judaica paulista promove evento pelo Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto

Por ocasião do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do …

Deixe uma resposta