Manifestação em Repúdio à Condenação de Israel

ManifestacaoBrasilia

Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff,

Nós, brasileiros, cristãos de diferentes comunidades e confissões, abaixo-assinados, viemos manifestar nossa insatisfação, perplexidade e repúdio pela atitute deste governo, expressada no último dia 23 de julho, através da Nota nº 168, que condena Israel pela ação militar adotada em resposta aos milhares de mísseis e morteiros disparados desde Gaza no último mês, endereçados à população civil israelense, sem que a mesma medida no rigor do julgamento por parte desta Chancelaria fosse adotada em relação ao Hamas, grupo terrorista que detém o controle político na Faixa de Gaza.

Como Vossa Excelência bem sabe, o Brasil tem um sólido relacionamento com Israel, tanto pelos princípios bíblicos compartilhados entre judeus e cristãos, quanto pelos laços tecidos nas últimas décadas entre o Brasil e o Estado de Israel nas áreas da cultura, ciência e tecnologia, turismo, política e diplomacia.

Entendemos que o mandato que nós, o povo brasileiro, outorgamos a V. Exa. para que nos represente na condução do País está em grande maneira mediado pelos princípios constitucionais fundacionais da nação brasileira. Desta maneira, a referida procuração não representa um “cheque em branco” assinado, que lhe permite tomar atitudes como a que nos mobiliza nesta ocasião, que são contrárias aos nossos valores mais caros.

Embora tenhamos graves problemas internos ainda por sanar com relação a violações de direitos humanos, consideramos que seja nobre a preocupação com essas mesmas violações em âmbito internacional. Sendo esta a atual decisão da condução da política externa do Brasil, nos causa estranheza que essa mesma preocupação não tenha sido ainda demonstrada, de forma veemente e contundente, em relação aos milhares dos nossos irmãos cristãos covardemente assassinados na Síria; ou a matança indiscriminada de cristãos pelo grupo terrorista Boko Haram, na Nigéria; ou crimes de lesa-humanidade no Irã, Caxemira, e tantos outros.

Nossa petição é para:

1.      Que o Brasil reconsidere a sua posição em relação à convocação do seu embaixador em Israel, para que os 20 mil brasileiros que lá vivem possam contar com o amparo da nossa embaixada no país;

2.      Que sejam adotadas medidas diplomáticas equânimes e proporcionais entre os diferentes países com os quais o Brasil mantém relações;

3.      Que haja uma condenação explícita do governo brasileiro em relação ao terrorismo do Hamas e ao uso de civis, especialmente mulheres e crianças, como escudos humanos;

4.      Que o Brasil volte a adotar uma postura moderada e mediadora em relação aos conflitos internacionais, em especial, ao atual conflito entre Israel e o Hamas.

Veja também

Festa das Luzes

Amigos e colegas de Diálogo! A Festa das Luzes é um encontro para todas as …

Deixe uma resposta