Mais una sinagoga é vandalizada no Irã

“De todos os locais de culto, bem como todos os membros da nossa comunidade, pedimos que levem os perpetradores desses atos criminosos à justiça”. Assim foi divulgada a declaração dos líderes da Federação Judaica no Irã, depois que uma segunda sinagoga foi vandalizada na cidade de Shiraz, no sul do país.

A sinagoga de Kashi foi atacada na noite de domingo e a sinagoga de Hadash, um dia depois, de acordo com Sam Kermanian, assessor sênior da Federação Judaica Iraniana-Americana, que informou que todos estão assustados.
Os criminosos rasgaram rolos da Torá, bem como cerca de 100 livros de oração, alguns dos quais foram jogados no banheiro. Eles destruíram tefilin e quebraram armários de vidro, roubando ornamentos de prata.

A Federação Judaica Iraniana-Americana também pediu “às autoridades da República Islâmica do Irã que assegurem proteção a todos os locais de culto, bem como de todos os membros da nossa comunidade e levem à justiça os perpetradores desses atos criminosos”.

Um membro da comunidade judaica local disse ao canal 10 de Israel que o ataque estava relacionado ao reconhecimento do presidente Donald Trump, de que Jerusalém é a capital de Israel. A declaração de Trump foi condenada pela República Islâmica, que está comprometida com a destruição de Israel.

A comunidade judaica de Shiraz tem cerca de 2.000 pessoas, de acordo com Kermanian. No ano 2000, cerca de 10 membros da comunidade foram condenados à prisão por espionagem para Israel.

O governo dos EUA e as organizações judaicas protestaram contra as acusações e os vereditos. O Irã tinha entre 80.000 e 100.000 judeus, antes da Revolução Islâmica de 1979, mas a maioria fugiu principalmente para os Estados Unidos, Israel e Europa.

Com um membro designado do parlamento, a comunidade judaica do Irã é uma das quatro minorias religiosas oficialmente reconhecidas.

 www.ruajudaica.com

Veja também

Logo depois do evento das 15h, temos outro igualmente interessante, às 16h45, promovido pela Loja Barão Hirsch, do Rio Grande do Sul, também pelo Zoom.

Logo depois do evento das 15h, temos outro igualmente interessante, às 16h45, promovido pela Loja …

Skip to content