Lidando com foguetes durante o período eleitoral

Israel está há três meses das eleições, mas a recente escalada da violência contra o sul do país pode influenciar na campanha e nos resultados eleitorais.

Isto, naturalmente, poderia dar ao Hamas uma enorme influência sobre a votação. Se ficar quieto, as questões socioeconômicas terão importante papel nas campanhas, se, ao contrário, persistir a chuva de foguetes sobre o sul, como ontem, estas não serão tão decisivas.

O presidente Shimon Peres, que perdeu a eleição de 1996 para o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, atribui sua derrota a uma série de atentados suicidas nas semanas e meses antes dessa votação.

Quer queiramos ou não, a situação da segurança no país irá afetar o resultado eleitoral.

A líder trabalhista Shelly Yacimovich, que fará uma campanha centrada em problemas socioeconômicos, se dirigiu às Forças de Defesa, afirmando que “compreende a complexidade da situação em que o IDF tem de atuar.” Disse ainda: “É importante mostrar o meu apoio para aos cidadãos do Sul nestas horas difíceis”. “O IDF está fazendo um trabalho excelente e, de todo coração, contamos com ele.”

A situação da segurança para a psique da nação não perdeu sua importância com Netanyahu, que já fez da segurança reforçada no país uma peça central de sua campanha.

“Quatro anos atrás, milhares de mísseis e foguetes caíram sobre os cidadãos israelenses no sul do país”, disse Netanyahu no Parlamento, na semana passada, quando anunciou eleições antecipadas.

“Nós restauramos a segurança para os cidadãos de Israel”, afirmou. “Fizemos uma política agressiva e atuamos para melhorar a dissuasão. Isto foi feito com discrição e responsabilidade. Essa é uma política que sempre leva a uma escalada e, finalmente, à guerra. Em vez disso, introduzimos uma política agressiva de responder a todos os disparos, e também atuar preventivamente para impedir ataques. ”

Isso foi na semana passada, antes da escalada atual. A próxima eleição coloca Netanyahu em uma situação difícil.

Fonte: Jerusalém Post

Veja também

Festa das Luzes

Amigos e colegas de Diálogo! A Festa das Luzes é um encontro para todas as …

Deixe uma resposta