Jaime Lerner propõe na OAB PR alternativas para melhorar a mobilidade urbana

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner abriu na OAB Paraná em 10 de junho o ciclo de palestras do projeto “Direitos Humanos: Diálogos com a Sociedade”, com o tema da mobilidade urbana.

Ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná, reconhecido mundialmente por seus projetos urbanísticos, Lerner considera os problemas de trânsito e mobilidade como os principais desafios das grandes cidades, ao lado da sustentabilidade e da sócio diversidade.

Para Lerner, a cidade, como “último refúgio da solidariedade”, não é um sistema tão complexo. Basta ter uma visão de integração das funções. “Quando se separam as funções urbanas, quando se separam as pessoas por renda, por idade, por religião, não pode sair coisa boa”, disse. A resposta para ele está na reformulação dos paradigmas. O carro deve ser usado para lazer. “Para resolver o problema da mobilidade nas cidades, só com o transporte público, mas este tem que ser melhor, senão ninguém troca”, afirmou. A bicicleta também integra o conjunto de alternativas, dividindo espaço com carros elétricos individuais para circular em vias lentas. Ele criticou o metrô como está sendo adotado em Curitiba.

O projeto “Direitos Humanos: Diálogos com a Sociedade” é uma iniciativa conjunta da OAB Paraná, com o Centro de Estudos Professor Dotti, a Federação Israelita do Paraná e a B’nai B’rith.

O evento foi aberto pela secretária-geral da OAB Paraná, Márcia Helena Bader Maluf Heisler e pelo professor René Ariel Dotti.

Também estiveram presentes a presidente da B’nai B’rith do Paraná, Ester Proveller, entre outros.

 

 Público lotou o auditório da OAB-PR para ouvir Jaime Lerner

 

Manoel Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná (esq.); palestrante Jaime Lerner; presidente da Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith do Paraná, Ester Proveller; a secretária-geral da OAB Paraná, Márcia Helena Bader Maluf Heisler, e o professor e advogado René Ariel Dotti

 

Gustavo Berman, ex-presidente da B’nai B’rith Paraná (esq.); Ester Proveller, atual presidente da BB; arquiteto e urbanista Jaime Lerner; e Waldemir Kurten, primeiro vice-presidente da B’nai B’rith Paraná

Fotos: Maria Isabel Maranhão Ritzmann

 

 

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário