Israelenses constroem cidade inteligente no Ceará

Em Croatá, distrito do município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, empresas israelenses estão construindo a primeira “smart city” social do Brasil. Trata-se do protótipo real de uma cidade inteligente para população de baixa renda que atenderá a uma área com forte déficit habitacional e de outros serviços. A primeira fase do projeto está em construção e com 80% dos lotes vendidos. Deve ficar pronta em dezembro de 2017. O projeto terá cinco fases.

A nova cidade vai se chamar “Croatá Laguna Ecopark” e é uma iniciativa conjunta do “StarTAU”/Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv, com duas organizações italianas, a Planeta Idea e a SocialFare/Centro para Inovação Social, que compartilham esforços para gerar impacto social e tecnológico.

Além disto, três empresas israelenses também estão envolvidas no projeto: a Magos, fabricante de radares para segurança; a GreenIQ, sistema que controla a irrigação com base na previsão do tempo, economizando até 50% de água, e a Pixtier, plataforma em nuvem que fornece mapas em 3D, permitindo planejamento e gerenciamento eficientes das cidades.

Em vez de morar em um bairro anônimo do subúrbio, o habitante estará imerso num sistema social integrado, com sinal wi-fi liberado, aplicativos específicos para serviços de transporte alternativo, compartilhamento de bicicletas e motos, pagamentos via smartphone, além de reaproveitamento das águas residuais, controle computadorizado da iluminação pública e praças dotadas de equipamentos esportivos que geram energia.

A tecnologia também oferecerá ajuda para desenvolver programas sociais, como cursos de prevenção médica, nutrição, alfabetização digital e hortas compartilhadas. A ideia da smart city social insere-se em um contexto internacional que identifica, sobretudo nos países emergentes, dois fenômenos:

1) “Os fluxos migratórios dos campos levarão a população que vive nas cidades dos atuais 50% a um percentual de 80% nos próximos 25 anos;

2) 27% da população mundial têm menos de 15 anos. Isso quer dizer que, nos próximos anos, essas pessoas entrarão para o mercado de trabalho e precisarão de casas e serviços. “Essa tipologia de cidade nasce para gerir de forma ordenada tais fluxos com serviços inovadores”, explicou Gianni Savio, diretor-geral da Planet Idea, à revista Comunità Italiana.

A previsão é concluir a primeira fase dos trabalhos em 2016, constituída por 150 casas e toda a infraestrutura. Croatá faz parte de uma região valorizada por causa do crescimento do Complexo Industrial e Portuário do recém, que está destinado a se tornar, até 2025, o segundo porto em movimentação de cargas, depois do Porto de Santos.

Os seis pilares da “smart city” social são: planejamento urbano e organização, arquitetura além das regras tradicionais da habitação social, tecnologia dedicada, mobilidade inteligente, vida comunitária, energia limpa.

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …