Israel rejeita condenação da UE

O Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita rejeitou as críticas da União Europeia lançadas a partir de recente anúncio de construção na Cisjordânia E1 e qualificou o relatório como “unilateral”.

“Israel lamenta a elaboração unilateral das conclusões da UE. Os fatos e a história mostram que nunca os assentamentos judeus constituíram um obstáculo à paz. Portanto, a abordagem da UE sobre esta questão é errada “, disse o governo de Israel através de um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Em um comunicado divulgado segunda-feira em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros se manifestou “profundamente chocado” com o plano e advertiu que “se realizar, prejudicaria seriamente as perspectivas de uma solução negociada e comprometeria a possibilidade de um Estado palestino contíguo e viável, e que Jerusalém será a futura capital de dois Estados “.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros israelense, entretanto, disse que “a principal causa da ausência de um acordo de paz é a recusa palestina em negociar diretamente e sua falta de vontade de reconhecer Israel como Estado-nação do povo judeu”.

Além disso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que esta posição foi “recentemente exemplificada” pelo discurso que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, proferiu na ONU, e na mensagem transmitida por Khaled Mashaal durante as celebrações do 25 º aniversário grupo islâmico Hamas, na Faixa de Gaza.

“Esta posição unilateral tomada pela rejeição da UE não contribui para a promoção de um acordo de paz permanente”, ele disse em sua declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyah criticou as Nações Unidas e a União Europeia por não condenar a recente declaração de Khaled Mashaal, exortando a destruição do Estado de Israel.

“Onde estava a ONU quando ele fez esta afirmação? Por que a UE não repreende autoridades palestinas? Abu Mazen se absteve de comentár este escândalo, mas os seus representantes falaram da intenção de unir-se com o Hamas “, afirmou Netanyahu através do Facebook.

O chefe do governo israelense queixou-se que “o mundo não hesita em falar quando Israel legitimamente decide sobre seu próprio capital histórica. Mas quando um líder palestino clama abertamente a destruição de Israel, o mundo fica em silêncio. ”

“Israel não vai ficar calado. Continuará a proteger o Estado dos países que querem nos destruir e negar o passado, presente e futuro”, disse Netanyahu em discurso em um encontro com a imprensa internacional.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário