Israel lança método revolucionário de monitoramento do racismo na Internet

O Ministério da Diáspora apresentou no domingo ao gabinete um novo sistema de monitoramento do antissemitismo na Internet, juntamente com seu relatório anual sobre o antissemitismo em todo o mundo. De acordo com o relatório, 2016 registou um número recorde de incidentes antissemitas na Alemanha, em parte devido à crise dos refugiados e à melhoria da qualidade dos relatórios. Dados da polícia federal mostram que entre janeiro e setembro de 2016, 461 incidentes antissemitas foram relatados, o que representa um aumento de 200% em relação a 2015, com a maioria dos incidentes relacionados ao fortalecimento dos movimentos de extrema-direita. Além disso, o relatório mostra que o discurso antissemita na Grã-Bretanha atingiu níveis preocupantes e entrou na política. Cinquenta membros do Partido Trabalhista foram suspensos, nos últimos anos, por comentários antissemitas e racistas. Isso inclui membros do rank-and-file e altos funcionários, como o ex-prefeito de Londres e MP Ken Livingstone, que disse que “Hitler foi apoiado pelo sionismo.” O relatório apontou para a reescrita da história na Europa Oriental, onde as autoridades locais não estão agindo para travar o antissemitismo em seus países. A ministra polonesa da Educação, Anna Zalewska, disse numa entrevista em julho passado que, historicamente, os documentados massacres poloneses de judeus durante o Holocausto são apenas “opiniões tendenciosas.” No entanto, uma tendência positiva foi observada na França, que registou uma diminuição de 65% em incidentes antissemitas e um reforço da sensação de segurança nas comunidades judaicas. Isto deve-se em grande parte aos esforços concentrados do governo francês para “combater o racismo e o antissemitismo”. O relatório também observa que as recentes tendências de radicalização tanto entre a esquerda como a direita produziram sentimentos hostis em relação às comunidades judaicas.

Grande parte do relatório trata da incitação antissemita pela Autoridade Palestina, que está sistematicamente usando narrativas religiosas antissemitas para promover o ódio a judeus e israelenses entre os palestinos. Uma das declarações identificadas se deu a partir de um discurso do presidente Mahmoud Abbas, feito no Parlamento da UE em junho, no qual ele disse que “rabinos israelenses exigiram que o governo colocasse veneno no abastecimento de água para matar palestinos e forçá-los a emigrar.”

O novo sistema para identificar o antissemitismo na Internet em tempo real foi desenvolvido por uma empresa administrada e com pessoal composto por ex-membros de unidades de tecnologia militar israelense e inteligência da IDF. O sistema baseado em Inteligência artificial é capaz de detalhar quantos posts e mensagens antissemitas estão circulando atualmente e quais países e áreas contêm o maior volume de tráfego antissemita. Fornece informações significativas sobre os posts e os usuários. Até agora, conduziu uma demonstração piloto bem-sucedida e identificou mais de 500 mil postagens, que atingiram mais de 40 milhões de pessoas.

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …