Israel: 65 anos de inovações para benefício da humanidade

Embora o grande foco internacional e da mídia esteja nos conflitos militares de Israel, o país discretamente tornou-se uma incubadora energética e ambiciosa de empreendedorismo e invenções. O que se segue é uma linha do tempo registrando algumas das inovações mais importantes e interessantes produzidas por israelenses durante o curto período de 65 anos, tempo da existência do país.

Veja a linha do tempo completa registrando descobertas vitais e fascinantes, produzidas por israelenses na curta vida deste moderno Estado, em osiaswurman@owurman.com

RUMMIKUB (1940s): Efraim Hertzano inventa o jogo de tabuleiro Rummikub, que se torna o jogo mais vendido nos Estados Unidos em 1977.

ESCANER DE CÂNCER (1954): Efraim Frei do Instituto Weizmann iniciou pesquisas pioneiras e inovadoras sobre o efeito do magnetismo sobre o tecido humano. Seus trabalhos desenvolveram o sistema T-Scan para a detecção do câncer de mama, que a Food and Drug Administration dos EUA descreveu como um “significativo avanço”.

PRIMEIROS COMPUTADORES (1955): O computador WEIZAC do Instituto Weizmann realiza seus primeiros cálculos. Com uma memória inicial de 1024 palavras armazenadas em um cilindro magnético, foi um dos primeiros computadores de grande porte com programas armazenados no mundo. Em 2006, o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos reconheceu o WEIZAC como uma conquista histórica nas áreas de informática e engenharia elétrica.

ENERGIA SOLAR (1955): Harry Zvi Tabor desenvolve um novo sistema de energia solar, que atualmente alimenta 95 por cento dos aquecedores solares de água dos israelenses e é padrão para o aquecimento solar de água em todo o mundo.

IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO (1965): Fundação da Netafim, que desenvolveu e distribui modernos sistemas de irrigação por gotejamento.

TRATAMENTO DA LEUCEMIA (1981): Elli Canaani do Weizmann Institute produz pesquisas sobre os processos moleculares que levam à leucemia mielogênica crônica ou CML (Chronic Myelogenous Leukemia), que resultaram no desenvolvimento do Gleevec, uma droga para tratamento de pacientes com LMC em todo o mundo. Os processos moleculares descobertos por Canaani foram também subsequentemente utilizados no tratamento de outras leucemias, bem como determinados tumores e linfomas

MENSAGENS INSTANTÂNEAS (1996): A Mirabilis lança o ICQ, o primeiro sistema de mensagens instantâneas em toda a Internet. A America Online adota a tecnologia e populariza o mundo do bate-papo online.

TRATAMENTO PARA PARKINSON (2006): A FDA aprova o AZILECT, um tratamento inovador para a doença de Parkinson desenvolvido por John Finberg e Youdim Moussa. O AZILECT dramaticamente retarda a progressão da doença de Parkinson em pacientes recentemente diagnosticados, aumentando a longevidade do corpo e das funções do cérebro e a melhoria da qualidade de vida de milhões em todo o mundo.

MÃO ARTIFICIAL (2009): O Professor Yossi Shacham-Diamand e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv tiveram sucesso com a fiação de uma mão artificial produzida na Europa concebida para o braço amputado de um humano. Além de realizar atividades complexas, incluindo a escrita, a pessoa relata ser capaz de sentir os dedos. Alcançar esta sensação representa o culminar do trabalho de Shacham-Diamand e um avanço na evolução de membros artificiais.

TRATAMENTO DA DIABETES (2012): DiaPep277, uma vacina com base nos trabalhos de Irun Cohen, mostra uma melhoria significativa da condição da diabetes Tipo 1 (juvenil) em doentes recentemente diagnosticados.

(Marcella Rosen, presidente da News Untold, é a autora com David Kornhaber de ” Tiny Dynamo ” do qual este cronograma foi extraído).

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …

Deixe um comentário