Índia e Israel: crescente cooperação em comércio e segurança

As relações entre Índia e Israel estão se fortalecendo com base no crescimento dos laços, no comércio, agricultura e segurança.

 

Desde que Israel e Índia estabeleceram relações diplomáticas em 1992, após o colapso da União Soviética, estas têm melhorado rapidamente.

 

De acordo com Kumaraswamy, professor da Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Delhi, “a crescente cooperação militar estende-se para além das armas, nas atualizações tecnológicas, na investigação conjunta e cooperação de inteligência”. Ele lembra que “em janeiro de 2008, a Índia lançou um satélite israelense de 300 kg em órbita.”

 

A Índia é o oitavo maior parceiro comercial de Israel. O embaixador israelense na Índia, Alon Ushpiz, enfatizou no Indian Express, que “os governos indianos e israelenses estão discutindo a implementação de um acordo de livre comércio: é importante olhar mais para o potencial do acordo do que para os obstáculos imediatos”. Segundo ele, o volume das transações chegará a bilhões de dólares.

 

Há três anos existe um acordo agrícola. “Estamos fornecendo tecnologias e know-how. Nosso foco está na capacitação de formadores”, afirmou Daniel Carmon, presidente da Mashav, Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, ao jornal The Hindu. Israel está criando 28 centros de formação agrícola em 10 estados indianos, oito dos quais devem  estar em operação até o final de 2013.

 

Índia e Israel enfrentam o terrorismo dos islamistas e têm problemas com os segmentos radicais de minorias muçulmanas. Esta ameaça comum levou, em parte, ao florescimento das relações entre ambos e como disse o Embaixador Ushpiz, destacando: “Os dois países compartilham um conjunto de valores morais” e “acreditam na democracia e na liberdade de expressão.”

 

Veja em: http://www.jewishpress.com/blogs/united-with-israel/india-israel-increasing-partnership-in-trade-security/2013/07/02/

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …

Deixe um comentário