Imprensa israelense acusa premie argentina de antissemitismo

Barak Ravid, um dos principais colunistas do diário Haaretz, o mais importante de Israel, falou ontem da “expressão antissemita” da “Presidente argentina” que recomendou a algumas crianças a leitura do Mercador de Veneza “para entender a situação do país”.

Apesar de se tratar de uma obra de William Shakespeare, ”o livro mostra os judeus como prestamistas, manipuladores e vingativos”, e a atitude da Presidente gerou protestos da comunidade judaica argentina, enquanto Israel ainda não se manifestou, disse o colunista.

O artigo (ver www.haaretz.co.il) foi publicado na seção de Notícias Políticas. Houve forte reação e a DAIA, organização teto da comunidade judaica argentina, expressou sua “profunda preocupação pelas manifestações da Presidente, pela citação da obra extremamente antissemita”.

No Twitter, Kirchner retrucou que recebeu um folheto promocional de peça teatral sobre o livro, realizada na Espanha, em junho de 2013, pela companhia israelense Habima, com uma apresentação do embaixador de Israel naquele país, para demonstrar que não teve intenção de ser antissemita.

http://www.itongadol.com.ar

Também em: Times of Israel (www.timesofisrael.com) e Arutz Sheva (www.israelnationalnews.com).

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …