Impacto na geopolítica internacional

 

 

Hoje, o verdadeiro desafio é o diálogo inter-religioso entre muçulmanos e judeus. “Tivemos muitas conquistas no diálogo com a Igreja Católica. Se nos próximos 50 anos, avançarmos da mesma maneira como fizemos em relação aos católicos, vamos viver num mundo diferente. Sem dúvida nenhuma, a geopolítica internacional será fortemente impactada por esse novo diálogo entre muçulmanos e judeus”.

Indagado sobre quando se prega que está na base da religião muçulmana ir contra os infiéis, ele foi categórico: “Isso é mentira. Existem textos complicados na religião muçulmana, assim como em todas as religiões, que em alguma etapa precisaram se afirmar, em detrimento do outro”.

“Cabe a nós moderados incentivar o diálogo e o respeito”

A grande questão segundo o rabino Schlesinger é decidir todos os dias é onde vamos colocar a lente de aumento. Quais textos serão enfatizados, lembrando que os fanáticos, é claro, adoram os textos bombásticos e preconceituosos sobre os quais focam os holofotes. No entanto, “cabe a nós moderados, por assim dizer, admitir que há textos complexos, mas há os que expressam carinho e amor ao próximo e em relação ao diferente. E sem dúvida, os textos pregando a paz e a compreensão mútua são muito mais numerosos”.

 

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …

Deixe um comentário