Homenagem da Aeronáutica ao Sargento Mauricio Smelstein Z’L

O Dia do Especialista foi celebrado nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) com a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão a 16 agraciados. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço. Um dos homenageados foi o Sargento Mauricio Smelstein, que serviu nas Bases Aéreas de Parnamirim e de Recife durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se apresentou como voluntário, na Escola Técnica de Aviação em SP, formando-se Sargento Especialista em Rádio, tendo participado junto com militares americanos em Natal e Fernando de Noronha de missões em Zona de Guerra.

Unidades da FAB por todo o País realizaram, na sexta-feira (24/03), cerimônias militares em homenagem ao Dia do Especialista de Aeronáutica. A data, comemorada em 25 de março, marca a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 1941. A Escola está localizada em Guaratinguetá (SP).

As cerimônias tiveram como destaque a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida a militares e civis por destacados serviços prestados à Aeronáutica. O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.

 

Na foto, o Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço entrega a Medalha a Sra. Rita Rays Smelstein, viúva do Sargento Mauricio Smelstein.
Na foto, o Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço entrega a Medalha a Sra. Rita Rays Smelstein, viúva do Sargento Mauricio Smelstein.

Veja também

Comunidade judaica paulista promove evento pelo Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto

Por ocasião do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do …