Homenagem da Aeronáutica ao Sargento Mauricio Smelstein Z’L

O Dia do Especialista foi celebrado nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) com a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão a 16 agraciados. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço. Um dos homenageados foi o Sargento Mauricio Smelstein, que serviu nas Bases Aéreas de Parnamirim e de Recife durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se apresentou como voluntário, na Escola Técnica de Aviação em SP, formando-se Sargento Especialista em Rádio, tendo participado junto com militares americanos em Natal e Fernando de Noronha de missões em Zona de Guerra.

Unidades da FAB por todo o País realizaram, na sexta-feira (24/03), cerimônias militares em homenagem ao Dia do Especialista de Aeronáutica. A data, comemorada em 25 de março, marca a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em 1941. A Escola está localizada em Guaratinguetá (SP).

As cerimônias tiveram como destaque a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida a militares e civis por destacados serviços prestados à Aeronáutica. O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.

 

Na foto, o Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço entrega a Medalha a Sra. Rita Rays Smelstein, viúva do Sargento Mauricio Smelstein.
Na foto, o Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço entrega a Medalha a Sra. Rita Rays Smelstein, viúva do Sargento Mauricio Smelstein.

Veja também

31 de março – Dia de Lembrança da Inquisição

Você sabe o que foi a “Santa Inquisição”? Iniciada na Espanha em 1478, tinha como …