Governador Geraldo Alkmin dá posse ao Fórum Inter-religioso

Nesta quinta-feira (27 de abril), o governador Geraldo Alckmin assinou a posse dos 101 membros, titulares e suplentes do Fórum Inter-Religioso do Estado de São Paulo em evento no Palácio dos Bandeirantes.

A instituição fomenta a criação de políticas públicas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa, além de promover a difusão da cultura de paz e liberdade de crença religiosa entre todos os indivíduos.

“A instalação desse Fórum Inter-Religioso é a mais importante ação que nós poderíamos fazer para unir a sociedade paulista. E com isso, damos exemplo para o Brasil, na linha de frente do enfrentamento e no combate à intolerância religiosa. Alguém pode perguntar: ‘Precisa?’. Sim, infelizmente precisa”, disse Alckmin. Relatou que no estado foram 64 atos de intolerância registrados, inclusive o incêndio a um terreiro em São Paulo. Lembrou que a cultura de paz é fundamental, que é preciso respeito e mais do que isso, amor entre as pessoas.

O Fórum surgiu há mais de dez anos, fruto da ação incansável de diversas lideranças religiosas, algumas das quais já não estão entre nós, como Yá Sandra Epega e Pai Francelino de Xapanã. Em 2009, foi apresentado um projeto de lei nesse sentido que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e resultou em lei, sancionada pelo governador em 2013.

A B’nai B’rith esteve sempre presente, desde o início da ideia a partir da I Conferência da Igualdade Racial, em 2005.
Os religiosos que representam a comunidade judaica são os rabinos Michel Schlesinger (CIP) e Alexandre Leone (suplente). Presentes à solenidade, Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Fisesp, Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith São Paulo, Raul Meyer e Lia Bergmann.

Para a B’nai B’rith, pioneira no diálogo inter-religioso no Brasil, a ação conjunta é fundamental e cada vez mais importante para a salvaguarda dos direitos dos fiéis de todas as religiões, ou dos não crentes, no dia a dia e para a preservação dos valores e da dignidade humanas.

galeria1
galeria2
20170427_162437
Rabino Michel Schlesinher, da CIP, e Zeila Sliozbergas, presidente da
B’nai B’rith de São Paulo,  no Palácio dos Bandeirantes.
galeria3

Veja também

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia

Encontro feminino com Renata Taveiros de Saboia 📅 08/04 – segunda-feira 🕛 17h00 Informações e …