Filme israelense é premiado em Festival de Palm Springs

O filme israelense “Fill the Void” foi eleito o melhor filme em língua estrangeira, superando 41 outros países, no Palm Springs International Film Festival, no sul da Califórnia. 

A Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI) anunciou o prêmio no encerramento do festival realizado de 3 a 14 de janeiro. 

Apesar de não ser tão prestigiado quanto o Oscar, ou tão conhecido como o de Cannes ou festivais de Cinema de Veneza, o Palm Springs é considerado o local básico dos EUA para o reconhecimento de filmes estrangeiros. 

Como o crítico do Los Angeles Times observou, “Em nenhum outro lugar na América você vai ver uma gama tão variada de filmes estrangeiros de qualidade em todos os gêneros, tudo em um só lugar.” 

Este ano, o festival selecionou 182 filmes, 42 do 71, incluindo filmes de língua estrangeira do Oscar apresentadas na competição. 

“Preencher o vazio”, escrito e dirigido por Rama Burshtein, examina questões profundas de fé e conduta dentro da comunidade haredi (ultra-ortodoxa) em Tel Aviv, vista de uma perspectiva privilegiada. 

O júri do festival elogiou o filme por “retratar uma cultura geralmente descrito em termos estereotipados, com simpatia, sutileza e sensualidade, e empregando um estilo intimista, mas não intruso.” 

“Preencher o vazio” já ganhou sete Prêmios Ophir, o equivalente israelense da Oscar e recebeu elogios no Toronto, Veneza, Nova York e festivais de cinema de São Paulo. 

Hadas Yaron, que interpreta uma garota de 18 anos de idade dilacerada pela escolha de um futuro marido que ela ama, e outra preferida por sua família, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Veneza 2012. 

Um tema presente em Palm Springs este ano foi o Holocausto, tema do filme sérvio “Quando Breaks dia.” No filme do diretor Goran Paskaljevic, um professor de música idoso, que sempre se considerou cristão, descobre que ele é filho que de pais judeus, que o deixaram com a família de um fazendeiro e, posteriormente, pereceram no Holocausto. 

Assim como o professor, “não posso deixar de lembrar”, disse em uma entrevista Paskaljevic. “Se podemos esquecer os crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, e depois na Bósnia,  abrimos a porta para novos crimes.”

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …

Deixe um comentário