Etíope se torna 1ª mulher negra a vencer concurso Miss Israel

Pela primeira vez na história, Israel será representado no concurso Miss Universo por uma mulher negra, Yitish Aynaw, uma imigrante etíope de 21 anos.

Yitish venceu o concurso Miss Israel 2013 com um discurso ousado no qual falou de sua paixão por Martin Luther King: “lutou pela igualdade e por isso estou aqui”, disse.A jovem pediu que o concurso de Miss Israel expresse a diversidade da sociedade israelense.

Yitish Aynaw vai representar Israel no concurso Miss Universo. Ela trabalha em loja de roupas e nunca tinha participado de concursos, nem desfilado.

A nova Miss Israel imigrou há 12 anos da Etiópia, valendo-se na Lei do Retorno, que permite a qualquer pessoa com pelo menos um avô judeu pedir a nacionalidade israelense.

Conhecidos como “falashas”, os judeus etíopes começaram a chegar em Israel a partir de 1981 e passaram por um processo de assimilação ao país bem mais difícil do que outras comunidades da diáspora judaica.

“A imigração foi muito difícil, um novo idioma, uma sociedade moderna”, revelou a jovem durante o concurso, realizado quarta-feira à noite em Tel Aviv. Yitish afirmou ainda que espera que sua vitória faça com que existam mais modelos negras em Israel. Dentre as 20 candidatas ao título havia seis militares israelenses que disputavam o posto de a mais linda de Israel.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário