Ester Proveller fez visita ao World Center da B’nai B’rith em Jerusalém

A presidente da Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith do Paraná, Ester Proveller, foi recebida dia 18 de abril no World Center da B’nai B’rith, em Jerusalém, pelo diretor da instituição, o advogado Alan Schneider. Proveller esteve acompanhada pela curitibana Patrícia Hannemann, que recentemente fez alyah.

O diretor do B’nai B’rith World Center explicou que através de programas educacionais e ações de relações diplomáticas com líderes políticos e instituições acadêmicas, o World Center tem estreitado as relações de Israel com a Diáspora, reforçando a soberania sobre Jerusalém e implementando o desenvolvimento do Estado de Israel junto aos seus apoiadores.

A instituição iniciou suas atividades em Israel em 1.888, quase dez anos antes do Primeiro Congresso Sionista na Basileia, promovido por Theodor Hertzl. “Durante décadas foi o principal elo entre Israel e os membros da B’nai B’rith de todo mundo”, observou Schneider.

O estabelecimento do World Center da B’nai B’rith em Jerusalém foi uma resposta, em agosto de 1.980, ao Conselho de Segurança da ONU, que pediu às embaixadas e aos escritórios de representantes das missões internacionais para que se mudassem para Tel Aviv.

Entre suas atividades estão o fortalecimento da soberania de Israel sobre Jerusalém e das relações de Israel com a Diáspora, a concessão de um prêmio anual de reconhecimento ao Jornalismo na Diáspora, uma cerimônia em conjunto com a KKL homenageando Heróis e Mártires do Holocausto em Iom Hashoá, missões humanitárias em países estrangeiros acometidos de pobreza ou desastres, em parceria com a ONG IsraAID, o combate ao BDS – Boicote, Desinvestimento e Sanções, ao antissemitismo e à negação ao direito de Israel existir, receber artistas, cientistas ou empresários de todo mundo para conhecerem melhor Israel, Schneider citou ainda a premiação de pessoas de fora da comunidade em destaque nas áreas de Ciências e Artes, além uma parceria com o Ecumenical Theological Research Fraternity em Israel, para maior compreensão e entendimento entre judeus e católicos locais. Para ele, “a missão mais importante da B’nai B’rith na Diáspora e trabalhar para zelar pelo bom nome dos judeus e de Israel”.

Ester-proveler-em-Israel
Alan Schneider, do Word Center da B’nai B’rith em Jerusalém recebeu
a presidente da Loja Chaim Weizman, da B’nai B’rith Paraná, Ester Proveller

Veja também

Comunidade judaica paulista promove evento pelo Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto

Por ocasião do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do …