Encontrado na Itália manuscrito da Torá mais antigo do mundo

A Universidade de Bolonha (Itália) encontrou o que pode ser o manuscrito da Torá mais antigo do mundo, segundo um professor italiano, que considera que o texto sagrado data do século XII.

O valioso pergaminho de pele de cordeiro, com 36 metros de comprimento e 64 centímetros de largura, foi catalogado de modo equivocado por um arquivista da biblioteca universitária em 1889, que acreditou que pertencia ao século XVII.

Mas o professor de estudos hebraicos Mauro Perani constatou que o texto era anterior às normas de escrita da Torá adotadas no século XII. “Percebi imediatamente que era muito mais antigo”, disse. O professor explicou que o texto contém letras e sinais proibidos pelo erudito e filósofo judeu Moisés Maimônides no século XII.

“Este pergaminho é muito raro porque quando os manuscritos estragam, perdem sua santidade e não podem ser mais utilizados. Então, são enterrados”, mas o estado de conservação deste pergaminho “é excelente”, completou.

O professor lembrou ainda que no século XX os nazistas na Europa central e os fascistas na Itália destruíram dezenas de milhares de rolos da Torá.

O texto foi submetido a várias análises na Itália e Estados Unidos, que confirmaram que foi escrito entre o fim do século XII e o início do século XIII.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …

Deixe um comentário