Elul – Tishri: os preparativos para o Ano Novo Judaico, dias 24/25

Estamos há duas semanas na expectativa de Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico de 5775.

Desde já compenetrados em fazer um balanço de nossas vidas no período que ora finda e nos preparativos deste Ano Novo. Os lugares nas Sinagogas e o planejamento do encontro familiar nos lares nestes grandes dias, com as mulheres buscando fazer o que há de melhor para as refeições.

Uma grande confraternização pelo mundo para todos judeus.

O que simboliza este mês nas sinagogas desde o inicio do “Rosh Kodesh” é o toque de Shofar, o chifre de carneiro que com o seu tom agudo chama para a reunião nas sinagogas. É um antigo costume que se costuma ouvir diariamente nas sinagogas neste mês de Elul. “Tekia – Shevarim -Terua- Tekia –Geduela” que antecede com as palavras ”Hajim haras olam” –“Este dia é o nascimento do mundo”. Hoje somos todos julgados – na expectativa de um ano novo cheio de esperança e bem estar.

Tishri é o sétimo mês dos doze do ano judaico. Corresponde às três tribos: Efraim, Menashe e Benjamin. Também é chamado de “O mês dos fortes” e “O mês dos antigos”. Espiritualmente na Torá o mês representa a Mitzvá de todos os dias festivos de Rosh Hashaná, em Shemini Atzeret e em Simcha Torá.

Este ano especialmente temos muito a pensar. O nosso querido Estado Israel acaba de ser confrontado não só por Terra, Ar e Mar por foguetes diários, mas também pelo subsolo, pelos Túneis. E será que acabou esta confrontação por nossa defesa? Será que haverá alguma calma do Sul ao Norte e para poder contribuir como sempre temos feito com criatividade e progresso democrático de respeito aos nossos e todos os seres Humanos.

Que a paz seja possível é o nosso desejo e a nossa oração.

Leshaná Tová Ticatevu Umetuka.

Ernesto Strauss – Diretor Cultural B’nai Brith Brasil

Veja também

Instituto Weizmann de Ciências oferece bolsas de estudos para alunos brasileiros estudarem em Israel

Até 25 de fevereiro os futuros cientistas devem se inscrever. É preciso ter terminado o …

Deixe uma resposta