Documentário sobre Aracy Rosa está nos cinemas de SP, RIO E DF

O documentário “Esse Viver Ninguém Me Tira”, dirigido por Caco Ciocler, será exibido de 11 de dezembro a 1º janeiro, em São Paulo, Rio e Brasília. A obra também será exibida no canal Arte 1, sem data definida. O filme busca reconstituir o período vivido por Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa em Hamburgo, Alemanha, no final da década de 1930 e início de 1940. Trabalhando como chefe do setor de passaportes do consulado brasileiro, ela decidiu ajudar judeus a emigrarem para o Brasil, contrariando o regime nazista e as circulares secretas emitidas pelo governo Getúlio Vargas.

Na Alemanha, Aracy viveu todo tipo de perigo para salvar inocentes. Mesmo com um filho pequeno e sem imunidade diplomática, planejava fugas, ajudava a falsificar vistos, desviava parte da comida do consulado para levar aos esconderijos e facilitava a emissão de passaportes para judeus. Lá, ela conheceu aquele que seria seu futuro marido, João Guimarães Rosa.

O filme estará em cartaz no Espaço Itaú Frei Caneca (SP) e Botafogo (Rio), em apenas um horário.

Cheque no site www.itaucinemas.com.br

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …