Dinamarca aprova a proibição da burca

A Dinamarca é o sexto país europeu a promulgar essa proibição, atrás da França, Bélgica, Holanda, Bulgária e Áustria.

“O rosto é o seu passaporte. Quando você se recusa a mostrá-lo, a vítima sou eu.” — Jacques Myard, ex-parlamentar conservador que apoiou a proibição na França.

“Há quem não queira fazer parte da sociedade dinamarquesa e que queira criar sociedades paralelas com suas próprias normas e leis.” — Ministro da Justiça da Dinamarca Søren Pape Poulsen.

O parlamento dinamarquês aprovou a proibição do uso de véus islâmicos que cobrem a totalidade do rosto em espaços públicos. A nova lei, patrocinada pelo governo de centro-direita da Dinamarca, apoiada pelos Social-democratas e pelo Partido do Povo Dinamarquês, foi aprovada por 75 votos a 30.

A partir de 1º de agosto, quem estiver usando uma burca (que cobre todo o rosto) ou uma nicabe (que cobre todo o rosto, menos os olhos) em público na Dinamarca estará sujeito a uma multa de mil Coroas Dinamarquesas (US$157), os reincidentes poderão ser multados em 10 mil Coroas Dinamarquesas.

Além disso, qualquer um que estiver forçando ou ameaçando alguém a usar roupas que cubram o rosto poderá ser multado ou estará sujeito a até dois anos de prisão.

A Dinamarca é o sexto país europeu a promulgar essa proibição, atrás da França, Bélgica, Holanda, Bulgária e Áustria. A Baviera na Alemanha, Catalunha na Espanha e Ticino na Suíça, também impuseram a proibição regional da burca, a Noruega propôs uma lei que visa proibir as burcas em escolas públicas. As proibições, ao que tudo indica, têm o intuito de restringir a proliferação da ideia do islamismo político na Europa.

A proibição da burca na Dinamarca foi proposta pela primeira vez pelo Partido do Povo Dinamarquês em 2009.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …