Cônsul Dori Goren encanta público com brilhante palestra sobre Oriente Médio, na B’nai B’rith São Paulo

Uma verdadeira aula foi ministrada pelo cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, na B’nai B’rith na noite desta quinta-feira, 27 de outubro.

Ao falar sobre o tema “Atualidades e Geopolítica do Oriente Médio”, Goren destacou como grande mudança em relação às últimas décadas o enfraquecimentos dos Estados Unidos na região, em contraposição ao fortalecimento dos russos. Explicou em detalhes as causas políticas, étnicas e econômicas da guerra na Síria, as lutas entre xiitas, sunitas e alauítas, as batalhas por Alepo e Mossul – as maiores cidades do país. “Os russos estão cometendo crimes contra a humanidade em Alepo, e o mundo não fala nada, estão matando mulheres e crianças, e mais uma vez, o mundo se cala, como aconteceu no Holocausto”, afirmou Goren.

Para ele, o principal interesse da Rússia na região, seria o de impedir o acesso da Europa às imensas reservas de gás, pois hoje o continente europeu depende dos russos para seu abastecimento, essencial, ainda mais para enfrentar os invernos rigorosos. Além, é claro, de ter acesso ao Mar Mediterrâneo.

O papel da Turquia, cada vez menos democrática, a retomada das relações diplomáticas do país com Israel, o Irã pós acordo com os EUA, o Hezbollah, e o ISIS também foram abordados na palestra. “O Estado Islâmico está perdendo território, mas a ideia do ódio ao Ocidente persistirá”, ressaltou, dentre a complexidade de forças em disputa no Oriente Médio, cujas consequências são importantes para Israel, assim como para todo o mundo Ocidental. Mencionando o recente episódio das Resoluções da UNESCO sobre Jerusalém, disse: “Os cristãos ainda não perceberam que os ataques aos judeus e a Israel também os afetam e que deveriam se unir a nós nesta luta”.

Zeila Sliozbergas, presidente da B’nai B’rith de São Paulo, agradeceu ao cônsul Dori Goren pela brilhante exposição. O diplomata, que veio acompanhado de sua esposa, foi apresentado por Laura Trachtenberger Hauser, assessora política do Consulado de Israel em São Paulo.

O presidente nacional da entidade, Abraham Goldstein e esposa compareceram ao evento, que contou entre outros, com a presença de Charles Tawil, do Jewish Inn.

consulbbsp1

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …