Conib participa do Grupo de Trabalho interministerial para combater crimes de ódio na internet

Ministra Ideli Salvatti e Rony Vainzof
Ministra Ideli Salvatti e Rony Vainzof

Rony Vainzof, secretário da Conib, participou no dia 6 de março em Brasília de reunião extraordinária do Grupo de Trabalho interministerial para combater crimes de ódio na internet.

O grupo, formado em novembro de 2014, tem como objetivo combater crimes de ódio, como intolerância religiosa, violência contra a mulher e preconceito, no mundo virtual, e promover a educação e a cidadania digital visando diminuir tais condutas. A coordenação é da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República.

A Conib foi convidada por ser membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Também participam do grupo membros do Ministério da Justiça, da Seppir, da Secretaria de Políticas para Mulheres, do Departamento de Polícia Federal, do Ministério Público Federal e Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais, entre outros.

Dados da SaferNet Brasil indicam um aumento entre 300% e 600% no registro desse tipo de crime entre 2013 e 2014. Em 8 anos, a SaferNet recebeu e processou mais de 3,6 milhões de denúncias anônimas.

Para Vainzof, “esse tipo de iniciativa é de suma importância para a manutenção, em qualquer meio, de um dos princípios fundamentais de qualquer Estado Democrático de Direito, que é a dignidade da pessoa humana. A Conib, como entidade promotora dos Direitos Humanos, está atenta e participará de todos os projetos que visem combater a intolerância, mormente diante do crescimento exponencial desse tipo de atividade ilícita no ambiente digital”.

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …