Conib e B’nai B’rith participam de V Congresso Estadual de Liberdade Religiosa da OAB-SP

oabgrupo

Realizado neste domingo 24 de maio, na Universidade Adventista de São Paulo, o V Congresso Estadual de Liberdade Religiosa da OAB-SP –Edição Internacional, reuniu representantes de diversas tradições e especialistas no combate aos vários aspectos da intolerância.

Diversos conferencistas lembraram os massacres aos fiéis de várias religiões que vem ocorrendo na atualidade: cristãos, judeus, islâmicos, religiões africanas, estão na mira de fanáticos em um mundo cada vez mais intolerante.

Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith do Brasil, destacou o fato da data do evento coincidir com a festa de Shavuot, quando “recebemos os Dez Mandamentos, de Deus, através de Moisés”, que expressam deveres do ser humano. Para Goldstein, ”o Congresso da OAB-SP é de suma importância, pois é um reforço em direção do respeito aos membros que compõem o mosaico da sociedade brasileira, religiosos ou não ”.

O papel do Estado na responsabilidade dos governos na prevenção da intolerância religiosa foi o tema da diretora e da coordenadora do Museu do Holocausto da Carolina do Norte, respectivamente Profa. Karel A. Reynolds e Profa. Connie Davies, dos EUA.

“O preço da liberdade é a eterna vigilância. Devemos nos perguntar o que a minha religião está fazendo para preservar a liberdade religiosa. E o meu segmento profissional? Se não houver liberdade de culto e consciência para um, não haverá para ninguém”, afirmou Dr. John Graz, Secretário-geral da IRLA – International Religious Liberty Association.

Mesa
Mesa composta por: Dr. Edson Camargo Brandão, Secretário-geral da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP; Samuel Gomes de Lima, membro da Comissão; Abraham Goldstein, Presidente da B’nai B’rith do Brasil; Dra. Damaris Dias Moura Kuo, Presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP; Profa. Karel A. Reynolds, diretora do Museu do Holocausto da Carolina do Norte (EUA); Profa. Connie Davies, coordenadora do mesmo Museu e Dr. Jader Freire de Macedo Junior, vice-presidente da Comissão.

 

Manifesto pelo fim da Intolerância Religiosa na Internet

O pré-lançamento do Manifesto pelo fim da Intolerância Religiosa na Internet aconteceu no V Congresso, com uma palestra do Dr. Rony Vainzof, advogado e 2º. Secretário da Conib- Confederação Israelita do Brasil.

Fruto do trabalho da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP juntamente com outras instituições, entre elas a Conib e a B’nai B’rith, o Manifesto será entregue aos provedores de aplicação, visando a ética na WEB e o respeito a todas as tradições religiosas, assim como ao direito de não crer.

O lançamento ocorrerá dia 11 de junho, às 19h00, no Salão Nobre, na Câmara Municipal de São Paulo. A abertura será realizada pela Dra. Dias Moura Kuo, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP.

Vamos chegar ao evento com um úmero expressivo de assinaturas, mostrando que é possível combater o ódio de maneira pacífica!

Leia e assine o Manifesto em:  http://goo.gl/forms/7dVeRUp6ZH

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …