Comunidades muçulmanas e judaicas de Sydney partilham cemitério

Muçulmanos e judeus em Sydney, na Austrália, chegaram a um acordo e vão compartilhar parte de um cemitério.

Com ambas as comunidades enfrentam uma escassez de espaços de sepultamento em Rookwood Necropolis, que se acredita ser o maior cemitério no Hemisfério, o governo do estado de Nova Gales do Sul abriu oficialmente o último terreno disponível que será compartilhado pelas duas religiões.

A população muçulmana da cidade, que tem mais de 15.000 membros, e a  judaica de 45.000 pessoas.

O novo espaço de 3,3 hectare terá condições de atender as duas comunidades na próxima década ou mais. Metade será reservada para túmulos islâmicos,  a outra, judaicos, deus. As duas seções são divididas por pequenas ruas no interior do cemitério, disse ele.

As decisões foram tomadas em meio a informações de que células adormecidas do Hezbollah estão na Austrália e que estudantes da Universidade de Sydney estariam para realizar um boicote acadêmico contra o Technion, em Haifa.

Yair Miller, presidente do Conselho Judaico de Nova Gales do Sul, disse que o uso conjunto do cemitério  prova de que é possível manter o relacionamento saudável ambas as religiões. “Temos uma relação muito cordial aqui com grandes grupos muçulmanos. A comunidade judaica ainda precisa de uma solução a longo prazo, mas estamos muito gratos”, disse ele.

Kamaledine Ahmad, representante muçulmano Geral Fidecomiso Rookwood Cemetery, disse à imprensa local: “Ser capaz de ver os membros das comunidades judaica e muçulmana sendo enterrado o lado um do outro e compartilhar a mesma terra demonstra a vontade da comunidade da Austrália de trabalhar juntos.”

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …

Deixe um comentário