Comunidade Judaica é homenageada na Assembleia Legislativa de Pernambuco

O dia 18 de março foi instituído por lei federal como o Dia Nacional da Imigração Judaica. Por iniciativa do deputado Bispo Ossesio Silva, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, promoveu no dia 30 de março, um Grande Expediente Especial alusivo a essa data. O deputado preside a Comissão de Relações Internacionais da Assembleia.

A comunidade judaica foi representada pelo vice-presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Israel Naslavsky; presidente do Centro Israelita de Pernambuco, Saulo Jacobovitz Bogater; presidente do Colégio Israelita Moysés Chvarts, Bela Ludmer e pelo coordenador de Comunicação da FIPE, Jáder Tachlitsky.

A sessão pública foi presidida pelo primeiro-secretário, Deputado Diogo Moraes, que fez a saudação inicial. Em seguida o deputado Ossesio destacou que “é uma homenagem mais que justa a este povo obstinado e trabalhador, que tanto vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso país”.

Depois foi exibido vídeo relata a presença judaica em Pernambuco, em especial sob o domínio holandês. Logo após, Jáder Tachlitsky falou sobre a trajetória de nosso povo ao longo da história, ressaltando o papel da antiga e da atual comunidade judaica em nosso estado. Realçou ainda a importância do valor da educação para o judaísmo e a presença no evento de alunos do Colégio Israelita, instituição que se tornará centenária no próximo ano.

O Rabino Joseph Edelheit, em visita à cidade, destacou a figura de Abraão, patriarca do povo judeu, que foi um imigrante. Fez uma analogia histórica dos judeus, refugiados que chegaram a estas terras, com os refugiados em geral de nossos tempos, igualmente carentes de solidariedade.

A homenagem contou com a entrega de flores a Bela Ludmer e de uma placa comemorativa a Israel Naslavsky, em nome da FIPE. Ao final, a apresentação da cantora Geni Katz e do músico Marcos Tadeu, com canções em ladino, idishe e hebraico, teve muitos aplausos.

Foi um evento gratificante, um resgate da história do povo judeu e do Estado de Pernambuco.
Comunicação FIPE

Fipe1

Fipe3

Fipe2

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …