Comunidade Judaica é homenageada na Assembleia Legislativa de Pernambuco

O dia 18 de março foi instituído por lei federal como o Dia Nacional da Imigração Judaica. Por iniciativa do deputado Bispo Ossesio Silva, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, promoveu no dia 30 de março, um Grande Expediente Especial alusivo a essa data. O deputado preside a Comissão de Relações Internacionais da Assembleia.

A comunidade judaica foi representada pelo vice-presidente da Federação Israelita de Pernambuco, Israel Naslavsky; presidente do Centro Israelita de Pernambuco, Saulo Jacobovitz Bogater; presidente do Colégio Israelita Moysés Chvarts, Bela Ludmer e pelo coordenador de Comunicação da FIPE, Jáder Tachlitsky.

A sessão pública foi presidida pelo primeiro-secretário, Deputado Diogo Moraes, que fez a saudação inicial. Em seguida o deputado Ossesio destacou que “é uma homenagem mais que justa a este povo obstinado e trabalhador, que tanto vem contribuindo para o desenvolvimento do nosso país”.

Depois foi exibido vídeo relata a presença judaica em Pernambuco, em especial sob o domínio holandês. Logo após, Jáder Tachlitsky falou sobre a trajetória de nosso povo ao longo da história, ressaltando o papel da antiga e da atual comunidade judaica em nosso estado. Realçou ainda a importância do valor da educação para o judaísmo e a presença no evento de alunos do Colégio Israelita, instituição que se tornará centenária no próximo ano.

O Rabino Joseph Edelheit, em visita à cidade, destacou a figura de Abraão, patriarca do povo judeu, que foi um imigrante. Fez uma analogia histórica dos judeus, refugiados que chegaram a estas terras, com os refugiados em geral de nossos tempos, igualmente carentes de solidariedade.

A homenagem contou com a entrega de flores a Bela Ludmer e de uma placa comemorativa a Israel Naslavsky, em nome da FIPE. Ao final, a apresentação da cantora Geni Katz e do músico Marcos Tadeu, com canções em ladino, idishe e hebraico, teve muitos aplausos.

Foi um evento gratificante, um resgate da história do povo judeu e do Estado de Pernambuco.
Comunicação FIPE

Fipe1

Fipe3

Fipe2

Veja também

Comunidade judaica paulista promove evento pelo Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto

Por ocasião do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do …