B’nai B’rith Rio Grande do Sul promove: VII Jornada sobre Ensino da História do Holocausto: “Educação Vencendo o Ódio e a Intolerância

Na Abertura da Jornada, foi executado e cantado o Hino Nacional, com uma presença significativa de professores e alunos. Compareceram várias autoridades, tendo usado a palavra, em discursos muito aplaudidos, o presidente da B’nai B’rith do Brasil Abraham Goldstein, o primeiro a falar e o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Foi convidado a se manifestar, então, o Dr. Pedro Gus, Vice-Presidente da B´nai B´rith/RS, que enumerou, agradecendo, todas as parcerias e patrocínios que permitiram a realização desta Jornada.

Também em belas e oportunas palavras, a Secretária de Educação Estadual substituta, Professora Iara Wortmann, anunciou os trâmites da Secretaria de Educação, junto ao Senhor Governador José Ivo Sartori, para envio à Assembleia Legislativa, de um projeto de Lei, tornando obrigatório o ensino do Holocausto, nas Escolas do Estado, nos moldes da já existente Lei Municipal de Porto Alegre. Este comunicado foi longamente aplaudido pelo público presente. Logo após falou a Secretária de Educação de Porto Alegre (SMED), Professora Cleci Maria Jurach, louvando a iniciativa das Jornadas das quais a SMED tem sido sempre parceira. A Professora Cleci foi igualmente aplaudida. O programa da VII Jornada foi cumprido à perfeição e encerrado, à tarde, no horário previsto.

Cabe realçar a honrosa presença de Zeila Sliozbergas, Presidente da B´nai B´rith São Paulo. As palestras todas agradaram ao numeroso público, e no final foi lançado um Concurso de Redação, para alunos, que deverão ser incentivados pelos professores presentes ao evento. O tema é o mesmo da Jornada e o primeiro prêmio será uma visita, junto ao (à) professor(a) orientador(a), ao Museu do Holocausto de Curitiba, Paraná. A Comissão Organizadora contou com a eficiente coordenação de Marc Stanton, Silvio Lewgoy e Wremyr Scliar.


prefeito-de-poa

Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, fala na abertura da VII Jornada sobre Ensino da História do Holocausto, em POA


mesa3a

Mesa diretora do evento, realizado no auditório do Ministério Público

secretaria-cleci
Profa. Cleci Maria Jurac, Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, parceira na promoção do evento.


visaogeral-e-profa-tara

Profa. Iara Worthman – Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

ag
Presidente nacional da B’nai B’rith, Abraham Goldstein foi muito aplaudido após seu discurso

publico3a
Educadores presentes à VII Jornada sobre Ensino da História do Holocausto

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …